Secretaria Municipal da Saúde
Crianças e adolescentes da região Oeste discutem sexualidade
Adolescentes em volta do tabuleiro Conecta, oferecido pelo Grupo de Sustentabilidade Fleury. O jogo discute sexualidade na adolescência
Por Karina Mendes
Cerca de 70 jovens da região de Pinheiros participaram, na última quarta-feira (22), do Fórum da Criança e do Adolescente de Pinheiros (Foca Pinheiros). O encontro aconteceu no Centro Assistencial de Motivação Profissional Pinheiros (CAMP Pinheiros) e teve como tema sexualidade e gravidez na adolescência.
O Foca Pinheiros é um projeto realizado intersetorialmente pela Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste), Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros (Suvis Lapa/Pinheiros) e Assistência Social Municipal (CRAS Pinheiros). A esses serviços juntam-se alunos e professores das escolas públicas municipais do bairro do Butantã e de Pinheiros. O intuito é realizar encontros mensais para discutir assuntos de grande relevância e assegurar os direitos da criança e do adolescente.
“Dentro do fórum da criança e do adolescente nós sempre conversamos com eles sobre vários assuntos. E quem elege os assuntos são eles. Eles escolheram, entre outros temas, sexualidade e gravidez na adolescência. É importante nessa idade elaborarmos ações educativas para a prevenção de doenças e da gravidez precoce”, afirma Sueli Massaro, assistente técnico de Educação na divisão dos CEUs e da Educação Integral.
No encontro, os participantes - alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Olavo Pezzotti, Maria Antonieta e José Dias da Silveira -, foram divididos em dois grupos: jovens com mais de treze anos e com menos de treze.
‘Bonezinho Vermelho’
Os mais jovens assistiram a um vídeo intitulado “Bonezinho Vermelho”, participaram de uma oficina de sensações com preservativos feminino e masculino e abordaram o tema do encontro numa roda de conversa. As atividades tiveram apoio do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids Lapa (SAE Lapa), da Unidade Básica de Saúde Manoel Pera (UBS Manoel Pera), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Sousa.
Os maiores de treze anos participaram de uma atividade mais ativa, que teve o apoio do Grupo de Sustentabilidade Fleury. Um jogo de tabuleiro foi aplicado e, de forma descontraída, abordou a sexualidade e a gravidez na adolescência.
João Pedro Gomes de Oliveira, de 13 anos, participou do jogo. O garoto afirma que, além de ter se divertido, aprendeu a importância da prevenção. “Aprendi formas de transmissão de Aids e outras doenças que antes não sabia. Agora, caso a gente queira ter uma relação sexual muito cedo, saberemos nos prevenir. É importante para a gente saber realizar essas prevenções na hora do sexo”, afirma João Pedro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk