Secretaria Municipal da Saúde
Em um ano, Ambulatório de Especialidades Alto da Boa Vista reduz fila de espera em 50%
Por William Amorim
O Ambulatório de Especialidades (AE) Alto da Boa Vista, localizado na zona Sul, completa um ano de atendimento no próximo dia 15. A data é comemorada com grande aprovação dos usuários e uma produção, até abril, de 13.772 consultas, que têm contribuído para reduzir significativamente a fila de espera na região.
O ambulatório conta com diversas especialidades e é referência para todas as unidades da região de Santo Amaro e Cidade Ademar. No total, são 15 profissionais médicos atendendo a população, que é encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde, nas seguintes especialidades médicas: acupuntura, neurologia adulto e infantil, cardiologia adulto e infantil, dermatologia, hematologia, otorrinolaringologia, endocrinologia/metabologia, ginecologia/obstetrícia e ginecologia Pré-Natal de alto-risco.
Concurso
O quadro de médicos é composto por nove profissionais que ingressaram no último concurso realizado em 2014, pela Prefeitura, e seis médicos que foram transferidos de outras unidades da Supervisão de Santo Amaro Cidade Ademar e outras Supervisões. “A unidade tem funcionado a pleno vapor. A regulação trabalha muito. Em média, atendemos 250 pacientes por dia e cada consulta gera em média dois outros encaminhamentos”, afirma Antonio Luiz Mamede Neto, gerente da unidade.
Evolução da fila de espera
Entre os meses de junho de 2015 a abril de 2016 houve uma redução de aproximadamente 50% na fila de espera para passar nas especialidades. Em junho de 2015, a Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro/Cidade Ademar tinha uma fila de espera destas especialidades de 11.506 pacientes. Em abril de 2016 a fila reduziu para 5.920 pacientes. O exemplo mais significativo é a fila de espera para cardiologia, que saiu de 1.594 para 300 - uma redução de 81%.
“Eu consegui marcar minha consulta bem rápido, em menos de dois meses. Além disso, o prédio é muito bom e o atendimento é ótimo”, disse a auxiliar de serviços gerais Maria Lúcia de Jesus Silva, atendida pelo neurologista por encaminhamento da UBS Chácara Santo Antônio.
Aprovação dos profissionais e dos usuários
As instalações do prédio e os profissionais têm agradado os pacientes que frequentam o local, que conta com administração direta. Jenice Janaina dos Santos faz acompanhamento na dermatologista. Ela elogia o atendimento da profissional e afirma que não só a médica, mas toda a equipe é “empenhada”. “Eu sempre fui bem atendida, hoje mesmo quando fui perguntar sobre uma guia a recepcionista foi superatenciosa e me explicou tudo”, disse Jenice.
Os profissionais também aprovam o local, “O ambulatório é maravilhoso, os pacientes estão sempre elogiando. Ele funciona, é bonito e dinâmico e tem condições de aumentar seu corpo de trabalhadores”, explica Mariza Gonçalves, médica neurologista.
Serviço:
Ambulatório de Especialidades Alto da Boa Vista
Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 400 – Santo Amaro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk