Secretaria Municipal da Saúde
Grupos incentivam crianças a manter alimentação saudável
Patricia explica que a participação dos pais é fundamental para ajudar a criança a perder peso
Por William Amorim
Foto: Felipe Aires
A obesidade é um mal que assombra muitos brasileiros e, nos últimos anos, o número de crianças que está acima do peso vem crescendo. Uma criança que é obesa tem mais chances de manter essa condição na adolescência e na fase adulta. Como forma de prevenção, vários serviços de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) desenvolvem grupos que trabalham a questão da obesidade infantil.
A UBS Jardim Thomas, localizada no distrito do Jardim São Luiz, em M’Boi Mirim, por exemplo, desenvolve, desde 2012, um grupo mensal com crianças, toda primeira quinta-feira do mês. Os pequenos usuários passam por uma avaliação e, com base nos resultados obtidos, a nutricionista passa orientações individuais para os pais.
A nutricionista Patrícia Peixoto Vieira comanda o grupo junto com a educadora física da unidade. As profissionais falam sobre alimentação saudável e atividade física de forma dinâmica. Patrícia explicou que a participação dos pais é fundamental para ajudar a criança a perder peso.
“O grupo é feito junto com os pais, pois se eles não mudarem os hábitos alimentares os filhos não vão mudar. São eles que fazem as compras e que preparam as refeições, então a mudança tem que ser de todo mundo”, disse Patrícia.
A doméstica, Marlene Santos, leva sua filha de 12 anos para participar do grupo. Ela contou que perdeu a mãe há um ano e ficou muito deprimida, acabou descontando seu sofrimento na comida e, com isso, influenciou a filha a fazer o mesmo.
Marlene disse que o grupo mudou os hábitos da família. “O grupo ajudou na alimentação, cortamos refrigerante, bolacha recheada e outras ‘porcarias’. Recebemos todas as orientações da nutricionista e minha filha começou a praticar Muay Thai (arte marcial tailandesa)”, falou a doméstica.
Criança na cozinha
Também em M’Boi Mirim, o grupo Nutri Infantil atende crianças de 4 a 12 anos, na UBS Vila das Belezas. Os encontros acontecem na segunda quarta-feira do mês. No grupo são realizadas atividades lúdicas que incluem vídeos, filmes, jogos, atividades recreativas, práticas e brincadeiras.
Junto com a fonoaudióloga da unidade, a nutricionista, Ana Flor Picolo, comanda o grupo. A profissional explica que uma maneira de incentivar a criança a ter uma boa alimentação é fazer com que ela participe da escolha dos alimentos e contribua com o preparo das refeições. Também é importante levar o filho à feira e ao supermercado para que ele conheça os alimentos e possa ajudar os pais a escolhê-los.
“A alimentação deve ser variada, a maioria dos alimentos devem ser adquiridos frescos e preparados em casa, sem adição de temperos artificiais e com o mínimo de alimentos pré-processados possível”, disse Ana Flor. Ela explicou que as crianças devem comer grãos, vegetais, carnes, ovos, carboidratos e que as famosas guloseimas podem estar presentes, desde que seja de forma moderada e que não seja visto pela criança como uma recompensa por seu comportamento.
A obesidade é um assunto sério e deve ser tratado assim que diagnosticado. Em 3 de junho celebra-se o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil. A data serve para chamar a atenção da população para esse problema que está cada vez mais comum e que pode ser resolvido com uma mudança no padrão alimentar e com a prática de esportes beneficiando a saúde e a disposição da criança.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk