Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 14 de Junho de 2016 | Horário: 17:13
Compartilhe:

Festa Junina agita os participantes do Programa Acompanhante de Idosos de Capela do Socorro

Evento contou com participantes dos PAI Cidade Dutra e Castro Alves

João Carlos e a esposa se divertem com o grupo do PAI

 

Texto e foto por Patricia Torres


Na última sexta-feira (10), os participantes do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Cidade Dutra e Castro Alves, ambos na região de Capela do Socorro (zona Sul) se reuniram no Clube Desportivo Municipal (CDM) Ébanos Interlagos para comemorar a festa junina deste ano.

O evento é coordenado pelo Fórum do Cidadão Idoso de Capela, nas presenças de Janice Ferreira da Silva e Maria Antonieta Ferraz Pinto. Estiveram presentes também, idosos do Grupo Alicerce Saúde e Vida, do Núcleo do Cidadão Idoso. No total, cerca de 100 pessoas participaram da festa.

A supervisora do PAI Cidade Dutra, Maria Amélia Gomes da Silva, afirmou a importância de eventos como esse e a participação dos idosos mais frágeis. “Eles precisam sair de casa e é uma distração para a maioria que vive sozinha”.

João Carlos Amodio, de 74 anos, participa do PAI Cidade Dutra há um ano. Amodio entrou para o programa, pois não tem filhos e, por conta da idade, sua esposa e ele, precisam do acompanhamento mais próximo dos profissionais. “O atendimento é excelente! Isso nos faz continuar no programa e indicar para outros idosos”, disse.

Lindaura Rosa de Souza, de 76 anos, decidiu entrar para o programa quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral, também chamado de derrame) há três anos e, desde então, não tem segurança de andar sozinha. “Aqui, as meninas passam muita confiança. Elas sempre me apoiam, me levam a consultas, exames. São um amor.”

Atendimento domiciliar

Nos casos de idosos mais frágeis, os acompanhantes fazem visitas, os médicos vão até a casa do paciente, tudo para facilitar a vida do idoso. Áurea Alves Pereira, de 85 anos, foi uma das primeiras a entrar no programa quando foi implementado no PAI Cidade Dutra. “Minha mãe fazia parte do programa. Quando ela morreu, eu dei continuidade. Foi ótimo para eu me distrair. Ter o atendimento em casa é o melhor.”

Encaminhada pelo CREAS

Norma Salim Lima, de 75 anos, tem problemas de convivência com o filho. Ela já chegou a fazer uma denúncia de maus tratos e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) investigou o caso e imediatamente a encaminhou para o PAI. “Foi a melhor coisa que me fizeram. Não tenho queixas. As meninas são sensatas e muito capacitadas. Se tornaram minhas amigas.”

Próximo encontro

Toda segunda sexta-feira do mês acontece uma reunião dos participantes do PAI. No dia 8 de julho, a partir das 13h, será festejado o Dia do Amigo no Clube Desportivo Municipal (CDM) Ébanos Interlagos. Tanto o PAI Cidade Dutra quanto o PAI Castro Alves estarão presentes na comemoração. Cada idoso terá que trazer um amigo para o baile.

collections
Galeria de imagens