Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016 | Horário: 16:34
Compartilhe:

Prefeitura inaugura Hospital Dia da Rede Hora Certa no Hospital Municipal Vereador José Storopolli

Unidade ampliará oferta de exames e cirurgias com redução do tempo de espera para pacientes da Zona Norte

A Prefeitura de São Paulo inaugura nesta quinta-feira, 16, às 10h, mais uma unidade do Hospital Dia da Rede Hora Certa. O estabelecimento, que funcionará junto com o Hospital Municipal Vereador José Storopolli, administrado pela Organização Social de Saúde SPDM, na Vila Maria, zona Norte paulistana, faz parte de uma ação focada na redução da fila e do tempo médio de espera para realização de cirurgias eletivas na cidade. No local, será ampliada a realização de atendimentos pré e pós-cirúrgico para cirurgias de pequeno, médio e grande porte nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica e urologia.

“A Unidade Hospitalar é mais uma unidade que integra o plano “Mais cirurgias, menos tempo de espera” do programa Rede Hora Certa e prevê a realização de três mil atendimentos/mês, com a sistematização do atendimento, atenção multidisciplinar, classificação de risco e estratificação, aumento da capacidade instalada, acréscimo de consultórios e de sala de cirurgia ambulatorial. O número de procedimentos cirúrgicos realizadas mensalmente no hospital também deverá aumentar de 200 (2014) para cerca de 400 (2016), distribuídos entre procedimentos eletivos”, explica o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

Ainda segundo Padilha, o Hospital Municipal da Vila Maria é referência para os atendimentos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Zona Norte e parte da zona Leste e a ação terá importante impacto para a população. “O conceito da Rede Hora Certa é acelerar o número de cirurgias realizadas, com a reestruturação das equipes e das tarefas para que o processo seja feito com mais agilidade, para que todos os processos sejam realizados no mesmo serviço de saúde”.

A cidade já conta com 22 Hospitais Dia da Rede Hora Certa – entre unidades fixas, modulares e unidades hospitalares – e de janeiro a abril deste ano, as unidades fixas realizaram 1.397 cirurgias/mês. No mesmo período de 2014 eram 118 cirurgias/mês, o que representa um aumento de 1.080%. O número de cirurgia de catarata, por exemplo, aumentou 53% de 2012 (1.130 média de cirurgias realizadas/mês) a 2016 (1.735 média de cirurgias realizadas/mês) e o de varizes 192% no mesmo período: de 195 média de cirurgias realizadas/mês para 569 média de cirurgias realizadas/mês.

O Hospital Municipal também ganhou melhorias no Bloco Cirúrgico, por meio da reestruturação do Centro Obstétrico e melhorias no Centro Cirúrgico, pela instalação de uma nova central de ar condicionado, renovação dos instrumentais cirúrgicos e introdução da videocirurgia. No primeiro bimestre de 2016, o número de cirurgias eletivas aumentou 27,5 % em relação ao ano passado, após as reformulações programadas, haverá capacidade para ampliar em duas vezes e meia a produção cirúrgica eletiva.


Serviço:

16/06/2016, às 10h
Local: Hospital Municipal Vereador José Storopolli (Vermelhinho)
Endereço: Rua Francisco Fanganiello, 127 - Parque Novo Mundo

 

collections
Galeria de imagens