Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016 | Horário: 16:38
Compartilhe:

Acolhimento aos imigrantes é abordado em Perus

Projeto visa qualificar o acolhimento realizado aos imigrantes e refugiados na zona Norte

 

Por Talita Coutinho

No dia 7 de junho ocorreu a primeira roda de conversa com os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Recanto dos Humildes, cujo tema foi: “O SUS é para todos - Acolhimento aos Imigrantes e Refugiados na Cidade de São Paulo”, na Associação dos Moradores, próximo a UBS, com o objetivo de apresentar as culturas para acabar com xenofobia, preconceitos e discriminação.

A atividade ocorreu em dois períodos: manhã (das10h às 12h) e tarde (das 14h às 16h), para que todos os funcionários tivessem a oportunidade de participar e não atrapalhar o funcionamento da unidade. A roda de conversa contou com a participação de Pitchou Luambo, de 34 anos, facilitador - refugiado da Republica Democrática do Congo que esta há seis anos aqui no Brasil.

“A equipe avalia que foi uma atividade muito produtiva, o tema tratado que é a xenofobia, não era de conhecimento de todos os profissionais. Todos conseguiram entender o tema e sobre preconceito com os imigrantes. O vídeo que foi passado durante a reunião foi produzido pela Secretaria Municipal de Saúde, ele fala que o ’SUS é uma política para todos’ e que nós brasileiros somos descendentes de imigrantes. Foi uma reflexão muito interessante”, afirmou o gerente da UBS, Oswaldo de Souza Junior. As reuniões sobre o assunto vão continuar em julho e agosto.

Atendimento

A UBS Recanto dos Humildes possui sete equipes de Saúde da família, duas equipes de saude bucal e uma equipe de Núcleo de Atenção de Saúde da Família (NASF) e possui 32.490 pessoas cadastradas.

Atualmente a UBS atende um número grande de imigrantes e refugiados do Haiti, Marrocos, Bolívia, Síria, Angola, que estão chegando à região.

Xenofobia

O termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo).

A xenofobia como forma de preconceito se caracteriza pela aversão e preconceito às pessoas de outras etnias, culturas, crenças e grupos. O xenófobo pode desenvolver sentimentos de ódio, causando animosidade e preconceito com tudo o que ela julga ser diferente. O Brasil é um país que recebe imigrantes e refugiados de diversos países.

 

collections
Galeria de imagens