Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016 | Horário: 17:26
Compartilhe:

Educação e Saúde se integram em prol da Cultura da Paz

Ação gratuita em prol da Saúde nas escolas na Semana da Paz reuniu cerca de 400 pessoas

 

Por Danielle Lobato

A coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) por meio da Supervisão Técnica (STS) Santana/Jaçana/Tremembé realizou na EMEF Prof. Adolpho Otto de Laet, localizado no bairro Mandaqui (zona Norte) mais uma ação sobre a importância da reflexão e o respeito à vida, a violência que permeia a sociedade e o papel da educação nas escolas. O projeto é uma parceria da Saúde, por meio da Área Técnica da Saúde da Pessoa em Situação de Violência, com a Educação. Foram contemplados na Semana da Paz, que ocorreu de 15 até 20 de maio, os 400 alunos e professores presentes com muitas atividades e palestras em promoção da saúde.

Pelo terceiro ano consecutivo, a escola abriu suas portas para as equipes de diversos serviços da saúde para a realização de ações de prevenção a violência e promoção da Cultura de Paz.

“A experiência dessa parceria serve de modelo para ampliarmos o projeto para as demais escolas do nosso território e, assim, incluir um número cada vez maior de parceiros na construção de uma sociedade pautada nos princípios da Cultura da Paz”, disse a interlocutora da Atenção da Pessoa em Situação de Violência, Kátia Cappucci.

Programação durante os dias da ‘Semana da Paz’

A Semana da Paz também contribui para mobilizar a comunidade escolar para a criação de regras de convivência, pautada nos valores humanos, como a ética, o respeito e a solidariedade. Na programação teve muita reflexão sobre o direito à vida, mas também houve diversas atividades entre elas: Dança Circular, Orientação Nutricional, Yoga, Gincana, roda de conversa e teatro.

A gincana nomeada como Princípios da Cultura da Paz reuniu alunos do ensino fundamental. Cinco princípios básicos foram trabalhados como o respeito à vida com massagem coletiva, rejeitar à violência com varal da paz, ser generoso com roda de troca de elogio, ouvir para compreender com histórias e preservar o planeta com trilha da percepção ambiental. Além disso, cada tópico foi trabalhado em equipe tendo como líder os próprios alunos.

Cada atividade levou uma mensagem de paz aos alunos, na atividade ‘respeitar a vida’ aconteceu uma roda de “massagem coletiva”, onde o toque, autocuidado e cuidado com o outro foi permitido, trazendo uma atitude sem preconceito e discriminação, valorizando o afeto e o respeito à vida e a dignidade de cada ser humano.

collections
Galeria de imagens