Secretaria Municipal da Saúde
Saúde no inverno: previna-se contra as principais doenças da estação
Renata alerta que crianças e idosos necessitam de atenção redobrada no inverno
Texto e foto por Felipe Aires
O inverno começou oficialmente nessa segunda-feira (20). A expectativa de muitos meteorologistas é que as temperaturas deste ano sejam ainda mais baixas que as do ano passado. Essa queda pode ocasionar alguns problemas de saúde. Por isso, é importante sempre se cuidar.
Para falar sobre os cuidados com as doenças mais comuns desse período, foram consultadas a dermatologista Farize Murad e a otorrinolaringologista Renata Bittencourt Silva, ambas profissionais do Ambulatório de Especialidades (AMAE)Alto da Boa Vista, em Santo Amaro.
Segundo Renata, as infecções por conta de vírus e a rinite são as maiores queixas dos pacientes. Além disso, as crianças costumam sofrer com pequenos resfriados, que se não forem bem cuidados, podem evoluir.
“É muito importante o cuidado de perto. Crianças e idosos são mais frágeis e necessitam ter atenção redobrada. A exposição às baixas temperaturas - apesar de ser uma lenda que todas as pessoas expostas tendem a ficar doentes, pois isso tem mais a ver com o sistema imunológico e vai de cada um -, deve ser evitada, como a permanência em locais ou ambientes muito frios. Principalmente por causa de mudanças drásticas de temperatura”.
Poucas pessoas sabem, mas uma ótima maneira de se prevenir contra doenças como rinite e sinusite, segundo a profissional, é intensificar a lavagem nasal. “Isso tira a secreção e limpa a via nasal. Quase ninguém faz essa lavagem, que é simples e pode ser feita em casa, por meio de seringa e soro fisiológico”.
Outro ponto importante abordado pela médica está relacionado aos sintomas da rinite e da sinusite que, no geral, podem ser confundidos. Renata explicou que é muito comum a confusão dos quadros e o tratamento errado de cada um deles. “As queixas mais comuns dessa época são a rinite e resfriado. Porém, rinite e sinusite se confundem e as pessoas tendem a achar que tudo é sinusite e querem se tratar a partir de dicas de amigos e afins. Isso não é bom. O ideal é procurar um profissional que vai saber orientar melhor”, finalizou.
Cuidados com a pele
A dermatologista Farize contou que as crianças sofrem mais com a dermatite atópica (inflamação cutânea que tem como um dos principais sintomas a coceira) enquanto que os idosos com o ressecamento da pele.
Visto como aliado no combate ao frio, o banho quente é, na verdade, um inimigo para a pele caso não seja utilizado com moderação. “A água quente resseca, mas é claro que nesse período fica impossível não tomar banho com a água quente. Por isso, pra não precisar deixar de usufruir daquela ‘aguinha’ boa, devemos evitar ficar muito tempo exposto a ela e procurar passar hidratante após o banho. Isso ameniza e protege a pele”.
As crianças devem tomar cuidado com a dermatite atópica e não devem coçar a pele. Isso porque, segundo a dermatologista, quanto mais a criança coloca a mão no local, mais machucada a pele fica e isso gera mais coceira, criando um ciclo vicioso. “Devemos hidratar, sempre!”, disse.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk