Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 23 de Junho de 2016 | Horário: 18:02
Compartilhe:

AMA/UBS Pari apresenta Projeto Semana de Prevenção de Quedas de Idosos

‘Casa da Dona Cotinha’ alerta usuários sobre riscos de queda dentro de casa

 

Por Gabrielle Pereira


Para lembrar a Semana Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos, a AMA/UBS Integrada Pari promoveu nos dias 21 e 22 de junho o projeto “Casa da Dona Cotinha”. A equipe do Programa de Acompanhante do Idoso (PAI), em parceria com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), recriou na própria unidade o domicílio de um idoso, neste caso, Dona Cotinha, com diversos fatores de risco para quedas.

A ação teve como objetivo alertar a população sobre os riscos de acidentes com os idosos mesmo em casa. Além disso, a iniciativa buscou chamar a atenção das pessoas sobre a importância de fazer adaptações na residência para que o envelhecimento do usuário idoso seja o mais seguro e saudável possível.

Vida real

Dona Cotinha, interpretada pela enfermeira do PAI, Adriana Machado, convida as pessoas a conhecer os cômodos da sua casa e conta um pouco sobre sua rotina, bem como a realidade vivenciada pela maioria das pessoas idosas que, muitas vezes, moram sozinhas.

Durante a dramatização, a personagem passa por diversas situações corriqueiras: escorrega no tapete, quase cai ao tentar pegar objetos no alto do armário, toma remédio em horários errados, entre outras situações de risco.

 

Para alertar a idosa, outra enfermeira entra em ação. Lilian Cristina Alves, orienta Dona Cotinha sobre atitudes simples que podem ser adotadas para evitar acidentes, como colar fita dupla face no avesso do tapete para não escorregar, instalar uma barra de segurança no banheiro, manter objetos ao alcance das mãos, entre outros.

“Evitar a queda é de extrema importância, pois há estudos que comprovam que a partir dos 60 anos a pessoa idosa pode cair pelo menos uma vez no ano. Nosso objetivo é fortalecer o usuário e orientá-lo a partir dessas ações simples para se proteger”, afirmou Adriana.

Durante esses dois dias, a Casa da Dona Cotinha foi visitada por cerca de 140 pessoas, entre usuários, funcionários inclusive de outras unidades. A usuária Filomena Longo, de 81 anos e que é acompanhada pelo PAI, parabenizou a equipe da unidade e considerou a encenação muito bem explicada. “Com tudo que foi sugerido vai dar para evitar muita dor de cabeça da gente e da família. De tudo o que vi, vou tirar o tapete de perto da mesa de centro e ainda colocar uma barra no banheiro”, disse.

collections
Galeria de imagens