Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 29 de Junho de 2016 | Horário: 12:27
Compartilhe:

Pacientes da região oeste recebem cadeiras de roda

Entrega das cadeiras aconteceu no CER II Butantã e beneficiou seis pacientes da região

 

Por Karina Mendes

Inês Marques de Andrade tem uma deficiência não diagnosticada que lhe impede de andar. Na quarta-feira (22), a idosa de 67 anos e mais cinco pacientes da região Oeste receberam cadeiras de rodas do Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação II (CER II) Butantã.

“Eu não consigo andar, então eu dependo da cadeira de rodas. Antes eu tinha uma cadeira que estava quebrada, eu corria o risco de cair. Agora com essa eu posso fazer tudo sem medo, estou feliz. Isso me proporcionará uma praticidade tremenda”, relatou Inês.

Os seis pacientes que receberam as cadeiras de rodas compradas pelo SUS são atendidos no CER II Butantã e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) abrangidas pela Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste. Os beneficiados foram selecionados de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), por meio de uma avaliação física e de compatibilidade da Classificação Internacional de Doenças (CID) antes de receberem os equipamentos.

A gerente do CER II Butantã, Maria Lucia Veloso, acredita que a cadeira de rodas tenha um papel fundamental na vida dos pacientes. “Eu acho que a entrega de cadeira de rodas é sempre uma alegria. Proporciona independência, tira as pessoas de casa. Com a cadeira eles terão condições de sair, de estudar, passear. É muito importante”, afirmou a gerente.

Maria Lucia relatou o quanto fazer esse trabalho é gratificante. “Acho que esse trabalho alimenta um pouco a nossa alma. O trabalho que a gente se empenha em fazer está sendo realizado. Isso é muito gratificante, fico muito feliz”, disse.

O CER II Butantã entregará outras cadeiras de rodas adaptadas ao longo de 2016. A CRS Oeste também iniciará, na próxima semana, a distribuição de mais de 90 equipamentos de auxílio. São bengalas, andadores e muletas que atenderão as necessidades de pacientes atendidos pelas unidades municipais de saúde da região Oeste.

 

collections
Galeria de imagens