Secretaria Municipal da Saúde
Nova ala de saúde mental e núcleo de regulação interna humaniza atendimento no Hospital Tide Setubal
Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama
A Prefeitura de São Paulo inaugurou, na manhã desta quarta-feira (29), a nova ala de saúde mental do Hospital Municipal Tide Setúbal, em São Miguel, região Leste da cidade. Com 29 leitos, solário e sala para atividades de terapia em grupo, o atendimento de urgência e emergência para pacientes com agravos psíquicos preconiza a estabilização do quadro clínico, atendimento humanizado e a pronta reintegração ao núcleo familiar. A cerimônia de entrega do espaço contou com a presença do secretário municipal da saúde Alexandre Padilha, do diretor técnico Vagner Vasconcelos, conselheiros e profissionais do hospital.
Para a humanização, a Autarquia Hospitalar Municipal(AHM) investiu R$ 500 mil na ala de saúde mental, deixou os portões que isolavam os pacientes no passado, integrou 29 leitos e ampliou o espaço de convívio coletivo. “A nova ala do Hospital Tide Setubal é mais um passo que está sendo dado na cidade de São Paulo para a inclusão de pacientes de saúde mental. As equipes atuam de forma humanizada em espaços mais adequados, contato com a natureza, visita dos familiares e, desde 2013, a Prefeitura já inaugurou 8 novos Centros de Atenção Psicossocial, somando 84, e ampliou o Programa De Braços Abertos, com a oferta de moradia, assistência social, trabalho e que a partir de agora também será expandido para todas as regiões do município”, afirmou o secretário Alexandre Padilha.
Sancionada em 2001, a Lei 10.216 regula a internação de pacientes com transtornos mentais, institui a reforma psiquiátrica no Brasil e reduz a permanência prolongada e longe do convívio familiares. De portas abertas, o Hospital Tide Setúbal acolhe pessoas encaminhadas pelos CAPS, serviços de segurança pública e urgência e emergência ou pacientes trazidos por familiares, para a estabilização do quadro clínico no período médio de três semanas e acompanhamento contínuo por equipes multiprofissionais dos CAPS.
O diretor técnico Vagner Vasconcelos destaca a importância da internação em hospital geral para a atenção ampliada aos pacientes com sofrimentos mentais e outras patologias, como diabetes e hipertensão arterial. “O acesso a equipes multiprofissionais agiliza a intervenção para que o sofrimento seja atenuado e a permanência em ambientes não-hostis melhora a qualidade do atendimento de um usuário que não deve ser isolado, e sim reintegrado o mais breve possível ao convívio social”, explicou.
Para reduzir o tempo de espera dos serviços de urgência e emergência e a permanência de macas nos corredores, o Hospital Municipal Tide Setúbal implantou o Núcleo Interno de Regulação (NIR) de leitos em maio e os resultados são comemorados por todos. “Com a nova estratégia de trabalho os corredores tiveram uma melhora muito importante e sem necessidade de contratação de pessoal. A liberação de leitos é controlada pelo NIR e agiliza a informação e o trabalho dos profissionais da clínica médica, enfermaria e até da equipe de limpeza”, disse a enfermeira responsável Claudia Simone dos Santos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk