Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 6 de Julho de 2016 | Horário: 14:48
Compartilhe:

Região Sudeste capacita profissionais para trabalhar em salas de vacina

Pelo menos 70 já foram capacitados

Próxima edição do curso de capacitação terá início no próximo mês de agosto 

 

Por Gabrielle Pereira e Rosângela Rosendo

O serviço de imunização nas unidades de saúde do município é um trabalho complexo, que exige profissionais habilitados e capacitados para a atividade. Por isso, a Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRS Sudeste) aplica, por meio da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS), um curso de capacitação de sala de vacina para profissionais de todas as Supervisões Técnicas de Saúde do território. Este ano já foram realizadas duas turmas. Foram capacitados 70 profissionais na região.

O curso tem carga horária de 30 horas, sendo 18 horas de aulas teóricas e 12 horas de aulas práticas em salas de vacinas de unidades. Outras três turmas estão programadas ainda para este ano. A próxima terá início em agosto.

A atividade é ministrada por uma equipe de enfermeiros da SUVIS Sudeste e do Posto de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos (PADI), com parceria das enfermeiras de Educação Permanente das OSS SPDM e Seconci.

Objetivos

O objetivo da ação é capacitar enfermeiros e auxiliares de enfermagem para ações do programa de imunização, acolhimento do usuário, orientações quanto ao calendário de vacinação, indicações, eventos adversos, registro de vacinas, administração e acondicionamento. Os participantes do curso também são instruídos sobre a manutenção das câmaras de conservação de imunobiológicos.

Segundo a enfermeira da SUVIS Sudeste, Ivete Favaron, a capacitação é importante para o padrão de qualidade do atendimento. “Devido à especificidade do programa, é fundamental a capacitação tanto dos funcionários antigos como o treinamento dos funcionários novos”, afirma.

 

collections
Galeria de imagens