Secretaria Municipal da Saúde
Baixa umidade do ar pode prejudicar saúde
Nos últimos dias, com a falta de chuvas e o ar seco, é preciso ficar atento à saúde. Nesta quinta-feira, a baixa umidade do ar na capital chegou a 27% (índices entre 20 e 30% implicam estado de atenção), podendo provocar complicações para a saúde.
Para evita-los ou minimizá-los, basta seguir algumas medidas simples.
O ar da cidade de São Paulo é bastante poluído pelos veículos, indústrias e queima de lixo. Devido às diferenças de quantidade de áreas verdes, de áreas construídas e de impermeabilização do solo, tanto a temperatura como a umidade do ar variam muito de um bairro para outro.
Entre os problemas mais sentidos por causa da baixa umidade estão o ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma, aumento do risco de infecções respiratórias, piora das doenças respiratórias preexistentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema. Pode ocorrer igualmente o ressecamento da pele, irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk