Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 2 de Agosto de 2016 | Horário: 14:41
Compartilhe:

Programa Acompanhante de Idosos incorpora paciente na sociedade

Quase 700 idosos são acompanhados pelo PAI na região Sul

Por Patricia Torres


O Programa Acompanhante de Idosos (PAI), instituído pela Secretaria Municipal de Saúde, é uma modalidade de cuidado biopsicossocial oferecido às pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social. O PAI disponibiliza ainda a prestação de serviços de profissionais e acompanhantes comunitários de idosos, para apoio e suporte às atividades diárias do paciente.

Na região Sul, há cinco equipes do PAI: PAI Cidade Dutra e Castro Alves (Capela do Socorro), Jardim Miriam II e Cidade Ademar (Santo Amaro/Cidade Ademar) e Vera Cruz (M’boi Mirim).

Equipe Multiprofissional

Ao todo, 137 profissionais estão envolvidos para atendimento desses pacientes idosos, na região Sul. Entre eles, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, cirurgião dentista, educador de saúde pública, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, médicos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Gentila Silva Gomes Mota é acompanhante comunitária do PAI e avalia seu trabalho como importante para recuperação e integração dos pacientes novamente na sociedade. “Alguns idosos não têm família. Nós somos a família deles e fico muito satisfeita de levar alegria para a vida deles novamente”, afirma Gentila.

Melhorar a qualidade de vida é um dos objetivos dos profissionais do programa. A enfermeira do PAI Cidade Dutra, Camila Manzano Faria, procura mostrar a esses idosos que a vida ainda continua, mesmo com todas as dificuldades. “Não vamos focar na doença. Vamos focar na qualidade de vida, dar suporte a esse idoso, tanto familiar, social e de saúde. Trazer novamente esse idoso para conviver em sociedade”, diz Camila.

Suporte ao Idoso

O PAI busca assegurar o acesso do idoso frágil ao sistema de saúde e aos recursos da comunidade. Para Rosa Maria Bruno Marcucci, enfermeira e responsável pela saúde do idoso da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), é necessário antes de qualquer intervenção do programa restabelecer a saúde desse paciente. Geralmente, eles não têm família ou a família não tem condições de lhe dar o melhor cuidado. “Na primeira abordagem, é necessário verificar em que estado se encontra o idoso. Posteriormente, vamos trabalhar em cima do problema. Trazer o idoso novamente para a sociedade, apresentar a equipe de profissionais que está pronta para auxiliá-lo e tentar mobilizar a família desse paciente para dar os cuidados necessários”, explicou Rosa.

Satisfação

Há três meses no programa, Lúcia Beleza, de 79 anos, não tem do que reclamar. “Antes, eu não passava no médico, nem passava no SUS [Sistema Único de Saúde]. Ainda bem que me trouxeram para cá e eu conheci essas meninas [acompanhantes] que me visitam, me fazer rir e trouxeram minha saúde de volta também”, contou Lúcia.

Quando o PAI foi instituído em Cidade Dutra, a aposentada Selma Silva Heger se inscreveu rapidamente. Foi uma das primeiras no programa. “Não tenho quem possa cuidar de mim, sair para me levar no médico. Preciso de acompanhante pela minha dificuldade de andar e as acompanhantes são maravilhosas! Nota 10!”, disse a aposentada.

Entretenimento

Uma das formas de entreter esse idoso é chamá-lo para sair de casa. Em Capela do Socorro são promovidos bailes realizados mensalmente pelo PAI com apoio do Fórum do Idoso e do Núcleo de Convivência do Idoso, sempre realizados no Centro Desportivos Municipais (CDM) Ébanos Interlagos. Os encontros acontecem toda segunda sexta-feira do mês. O próximo está programado para sexta-feira (12), em comemoração ao Dia dos Pais.

Critérios de inclusão no programa

Para participar do PAI é necessário ter idade superior a 60 anos, dependência funcional devido a problemas de saúde, dificuldade de acesso aos serviços de saúde (UBS, AMA), insuficiência no suporte familiar e social e residir na área de abrangência da unidade que possui o programa. Para checar a possibilidade de inserção no programa, procure a unidade de saúde de referência em saúde do idoso.

 

collections
Galeria de imagens