Secretaria Municipal da Saúde
Cecco Jaraguá promove oficina de Slackline
Por Talita Coutinho
O Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Jaraguá – da Supervisão de Saúde Pirituba/Perus, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte – realiza todas as terças-feiras, uma oficina de Slackline voltada para crianças e adolescentes da região. O esporte, praticado no Parque Pinheirinho D’Água, foi a sensação das férias de julho para dezenas de jovens. Agora, com a volta às aulas, cerca de 20 crianças participam diariamente.
A oficina é fruto da parceria entre CECCO, a administração do Parque Pinheirinho, e conta com a ajuda do voluntário Michael Benedicto Chrisostomo, morador do bairro, turismólogo e praticante da modalidade há dois anos. Além do Slackline, há também aulas de skate.
Caminhada e manobras
O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, flexível, fixada em dois pontos. Sobre a fita, o praticante caminha e faz manobras. As categorias se diferenciam entre elasticidade, altura e distancia dos pontos. “Hoje, percebo a evolução deles, tanto na concentração como na fila, para esperar a sua vez. Quem cai, volta para o final da fila. O Slackline é recomendado para crianças a partir de quatro anos. Em todo o momento da atividade eu fico ao lado deles, para ajudá-los com a segurança. Só quando se sentem seguros que eu os deixo conduzirem sozinhos”, afirma Michael.
O Igor Barros da Silva, de 10 anos, não esconde a tração pelo Slackline. “Depois da minha terceira atividade, melhorou meu equilíbrio. Já estou fazendo há um mês. Estou gostando muito, até indiquei para os meus amigos”, afirmou.
Para Anne Sofia C. da Silva Castilho, de 5 anos, não é diferente. A mãe da garota, Shirlei Crispim Silva Castilho, usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Panamericano, também aprovou a prática. “Ela quer ser ginasta, então, essa atividade ajuda muito no desempenho dela. Percebi que mudou muito o equilíbrio, melhorou o comportamento. Hoje ela se atenta mais as regras”, diz Shirlei.
Fortalecer vínculos
A funcionária pública Renata Duarte afirma que a atividade também tem a proposta de criar vínculos com os jovens e trazer profissionais da saúde para conversar com esses participantes, sobre assuntos relacionados à saúde e à cidadania. “Existem algumas situações na qual eles estão vulneráveis, e talvez precisem de uma UBS, de uma equipe para que possam acompanhar. O Slackline está ajudando muito os participantes. Além dos benefícios à saúde, ajuda na socialização das pessoas”, afirma.
SERVIÇO
Oficina de Slackline
Data: Terças-feiras
Horário: 15h às 17h.
Local: Parque Pinheirinho D’Água
Endereço: Estrada de Taipas s/n – Jaraguá.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk