Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2016 | Horário: 16:02
Compartilhe:

Atenção Farmacêutica é tema de encontro na região Sul

Cerca de 130 profissionais da área acompanharam apresentações sobre o tema

Por Patricia Torres

Na última sexta-feira (12) a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) promoveu, no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), uma Apresentação de Experiências em Atenção Farmacêutica e Acompanhamento Farmacoterapêutico. O evento contou com a presença de farmacêuticos, interlocutores e supervisores de todo território.

Foram apresentados dez trabalhos desenvolvidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), colaborando para maior adesão dos pacientes ao tratamento farmacológico. Dentre os trabalhos escolhidos estava o da UBS Jardim Miriam II, desenvolvido pela farmacêutica Patricia Miyashiro Uno. Patricia falou das experiências em farmácia clinica e do projeto que envolve multiprofissionais da unidade para melhorar a saúde da criança, da mulher e do deficiente visual. Agora, a unidade desenvolverá um projeto voltado à saúde do idoso com ajuda dos profissionais do Programa Acompanhante de Idosos (PAI).

A farmacêutica Rosana Lemes Pinheiro, da UBS Integrada Vera Cruz, juntamente com a farmacêutica Mônica Maia Prado, desenvolveram o grupo educativo do tabagismo e grupos da melhor idade. Ambas contaram com o apoio do PAI e dos profissionais de saúde bucal. Com as visitas domiciliares é possível detectar qual a necessidade de cada paciente e trazê-lo para unidade, promovendo mudanças do olhar do usuário sobre sua patologia e melhora da sua qualidade de vida.

Na UBS Jardim Germânia, a farmacêutica Thalita Rigotti trouxe a culinária como forma de promoção da saúde. Com o grupo Saúde e Sabor, de plantas medicinais, os pacientes aprendem a preparar receitas. Cada profissional, tanto farmacêutica quanto nutricionista, participa do grupo para ensinar a cultivar e plantar em casa, falar sobre os princípios ativos e cuidados no preparo.

Polifarmácia

A automedicação é tema importante para ser tratado quando o assunto é farmácia. Muitas pessoas têm o hábito de se automedicar e não sabem as consequências desse ato para o corpo. Pensando nisso, a farmacêutica Rosana Spezia Ferreira, da Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Cidade Ademar, trouxe para o debate como as consultas compartilhadas e gerontológicas ajudam esses pacientes idosos a tomar consciência do mal que se faz ao misturar remédios de diferentes patologias.

Atualmente, na UBS Parque Santo Antônio, Betuel Alves de Medeiros desenvolveu na UBS Novo Jardim o Acompanhamento Farmacoterapêutico com Pacientes Idosos Polimedicados. O objetivo é facilitar e melhorar o vinculo do paciente com a unidade, aumentando sua confiança nos nos profissionais. É feita uma orientação quanto ao uso de medicamentos, monitoração de sintomas causados pelo uso de polimedicamentos e, principalmente, reeducação do paciente quanto ao uso racional de medicamentos.

 

collections
Galeria de imagens