Secretaria Municipal da Saúde
Orla da Billings recebe ação socioambiental
Por Patricia Torres
No último dia 6 a Organização Social (OS) Santa Catarina, juntamente com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) e a Prefeitura de São Paulo promoveram uma série de ações ambientais e de saúde na orla da Represa Billings. A represa é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo. Chega a receber cerca de 800 toneladas de esgoto todos os dias. Outras 500 toneladas de lixo são jogadas em suas margens.
Entre as ações houve um mutirão de limpeza, exposição de animais sinantrópicos (aqueles que se adaptaram à vida nos centros urbanos, como baratas, ratos, mosquitos etc) e orientações de enfermagem e odontológicas. Também foram oferecidas consultas médicas para homens, monitoramento da qualidade das águas, jogo ambiental, orientações sobre o combate ao Aedes aegypti (transmissor da dengue, Zika vírus e febre chikungunya) e exercícios físicos e dança coordenados pela educadora da UBS Mar Paulista.
Conscientização
Jussara Cássia da Silva, coordenadora de Relações Institucionais Projetos Especiais, ressalta a importância de tais ações. “Ela tem como objetivo conscientizar os participantes sobre a importância da preservação ambiental, dos cuidados com a saúde e do combate ao Aedes aegypti”, disse Jussara.
O mutirão de limpeza contou não apenas com a participação dos organizadores do evento, mas também com a população presente na atividade, totalizando 63 participantes. Durante o evento foram distribuídos mais de 200 kits de escovação. A tenda ambiental atendeu 53 munícipes. Como o atendimento de enfermagem foi destinado ao público masculino, foi possível atender 10 homens.
Expedição
Para sensibilizar os colaboradores para o evento, em julho houve uma expedição saindo do píer do EMAE. Integraram o grupo 15 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da UBS Vila Aparecida, 15 colaboradores da UBS Mar Paulista e representantes do grupo de Escoteiros Piratininga e CEU Alvarenga. O objetivo da atividade foi trazer um olhar diferenciado sobre o território, visto a partir da navegação na Billings e das áreas de atuação dos profissionais da saúde e educação. As informações fornecidas por técnicos da EMAE seguiram a linha de saneamento básico, áreas de preservação ambiental, impactos na fauna e flora local, uso e ocupação do solo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk