Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 24 de Agosto de 2016 | Horário: 15:26
Compartilhe:

Região norte oferece massagem que alivia cólicas de bebês

Shantala, uma técnica indiana de massagem, leva ao bem-estar da criança

Por Danielle Lobato

Interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar à criança. Esses são os principais objetivos da Shantala, uma técnica de massagem de origem indiana, aplicada pelas próprias mães e pais, em crianças a partir de um mês de idade. Pensando no melhor para as crianças, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Penteado, realiza todas as terças e quartas-feiras do mês um grupo que atende com essa técnica a população da zona Norte.

O grupo acontece há cerca de oito anos, por iniciativa da Agente Comunitária de Saúde (ACS) Samanta Renata da Costa, 33 anos. “Durante todo esse período já vi muitas melhorias para a saúde dos bebês beneficiados pela Shantala. É algo importante e fundamental que acontece aqui na comunidade, além de ser ofertada gratuitamente”, disse Samanta. A Shantala baseia-se na repetições de movimentos e alongamentos que permitem trabalhar a musculatura do bebê e as articulações.

As reuniões ocorrem uma vez ao mês. A cada dia é ensinada a técnica da massagem para ser realizada em casa. Para isso, a mãe só precisa de algumas gotinhas de óleo vegetal, utilizado na massagem com as mãos. Realizada com movimentos corretos, ela acalma o bebê, elimina gases, cólicas e prisão de ventre e deixo o sono da criança mais tranquilo. A pediatra Cíntia Ariana orienta: "Eu sempre indico o óleo vegetal para a massagem porque ele é mais fácil de ser absorvido pela pele do bebê. Normalmente, se possível, recomendo a versão de amêndoa pura, já que os perfumados podem causar reações alérgicas à pele do bebê”, afirma Cíntia.

Roda de mães

As reuniões são iniciadas com uma roda onde mães, acompanhadas por seus bebês, ouvem as orientações da equipe que compõe o projeto ‘Shantala’ na UBS Vila Penteado. A equipe é composta pela fisioterapeuta Priscila Ferreira de Lima, pela dentista Karen Suzuki, pelas ACS Samanta Renata da costa e Edna Ataíde da Silva, pela pediatra Cíntia Ariana e pela enfermeira Débora Marques Cruz.

Além de conhecer os benefícios da técnica, as mães são orientadas sobre aleitamento materno, orientação nutricional, cuidados com a higiene bucal do bebê etc. A usuária Valdeci Lacerda Viana, de 23 anos, aprova a atividade. “Quando eu comecei a frequentar o grupo, meu filho foi diagnosticado com um atraso no crescimento. Ao fazer a Shantala, percebi que ele obteve aumento de peso, conseguiu fazer movimentos que antes não fazia, como sentar, e minha relação com ele ficou ainda mais forte”, afirma Valdeci.

A fisioterapeuta Priscila Ferreira de Lima classifica o trabalho como “muito incentivador para equipe”. “Trabalhamos com diversas regiões do corpo psicomotor e social de forma mais agradável, sem estar em uma sala mecânica de fisioterapia. Além disso, é feito todo um trabalho com a criança. Caso percebamos que há alguma limitação aparente, encaminhamos para uma especialidade em busca do melhor”, afirma a fisioterapeuta.

 

 

collections
Galeria de imagens