Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 5 de Setembro de 2016 | Horário: 15:41
Compartilhe:

Aos 90 anos, médico mais idoso da zona Norte dá lição de amor à medicina

Em seus mais de 60 anos de dedicação à profissão, Duarte Malva é reverenciado por usuários da UBS Vila Terezinha por sua competência e carinho

Danielle Lobato

No auge dos seus 90 anos a idade, Duarte Malva atua com a energia e determinação de um jovem médico no Programa Saúde da Família (PSF) da UBS Vila Terezinha, na Brasilândia (zona Norte), unidade da Coordenadoria Regional de Saúde Norte. Com mais de 60 anos dedicados à profissão, ele atende cerca de 35 pacientes por dia e ainda é responsável pela grande demanda de homens que frequentam o grupo “Saúde do Homem”.

A formação de Malva começo em 1953, na escola Paulista de Medicina – Unifesp. Não foi um caminho fácil. Para seguir na profissão ele teve que se dividir entre os estudos e outras atividades que o ajudassem a enfrentar as dificuldades financeiras. Para tanto, foi monitor de anatomia e dissecção de cadáveres e utilizava apostilas emprestadas de colegas. “No terceiro ano, um médico do hospital do Mandaqui estava reunindo estudantes e me chamou. Iria ganhar algum dinheiro e precisava. Mas eu não era o único. Todos nós, estudantes, tínhamos nossas dificuldades”, relembra o médico.

O hospital do Mandaqui estava se preparando para a inauguração quando a Santa Casa de Santos, que cuidava de doentes com tuberculose na época, desabou. Malva foi então contratado com urgência para recuperar o atendimento no litoral, ao lado de outros colegas de faculdade. Acabou trabalhando lá por 48 anos.

O médico mais idoso da zona Norte relembra ainda um dos momentos mais marcantes de sua carreira: o primeiro atendimento. “No dia 1º de fevereiro de 1954 atendi meu primeiro paciente. Era um caso de amidalite. Lembro-me ainda da boa sensação de recém-formado, no palco do Cine Marrocos, onde recebi o diploma; em outra ocasião, com a ajuda de colegas e funcionários do Hospital Mandaqui, compramos alguns matérias e construímos móveis para a abertura de um consultório na Praça do Imirim”, afirma.

Olho no olho

Malva atende na UBS Vila Terezinha e integra a equipe do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, conhecido hoje como “Estratégia Saúde da Família”. Para ele, um dos maiores desafios na profissão é a atualização constante na medicina. O médico afirma ainda que sempre teve uma carreira mais voltada ao atendimento popular do que para um ambiente acadêmico. Não por acaso, diz adorar um bate papo com os pacientes, olhar nos olhos das pessoas.

Cássia Regina de Paula Paz, gerente da UBS Vila Terezinha, não dispensa declarar sua admiração por Malva. “Eu admiro o doutor Duarte Malva pelo seu perfil profissional e grandiosa generosidade como as pessoas. Ele é muito atencioso e responsável com o que faz, com os pacientes que atende diariamente e o grupo ‘Saúde do Homem’. Além disso, possui um conhecimento sobre a medicina grandioso”, afirma Cássia.

A exemplo de Cássia, o usuário Ronaldo de Souza, frequentador da unidade há cerca de nove anos, rasga elogios ao médico. “Em todas as consultas que passei com o doutor Duarte Malva percebi a sua dedicação e o esforço dele na prestação de serviço a mim e à minha família. Ele sempre procura buscar mais explicações sobre o que eu me queixo no consultório. Por exemplo: quando tive manchas no corpo, ele me deu diversas orientações e me encaminhou para o dermatologista imediatamente”, disse Souza.

Embora Malva já tenha conquistado um prêmio de reconhecimento da Academia Nacional de Medicina por sua participação nos primeiros transplantes de fígado, ele se considera mais ativo e útil atendendo a população, tendo acesso ao usuário, conversando com ele e tentando ajudá-lo da melhor maneira possível.

collections
Galeria de imagens