Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 19 de Setembro de 2016 | Horário: 17:23
Compartilhe:

Cecco Trote faz roda de conversa sobre depressão

Segundo Organização Mundial da Saúde, 121 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo

Danielle Lobato

Na última quinta-feira (15), a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) realizou, por meio do Centro de Conveniência e Cooperativa Trote Vila Maria/Vila Guilherme (CECCO), uma roda de conversa gratuita e aberta à população sobre depressão. A responsável pela atividade foi a médica psiquiátrica Alexandrina Meleiro, que exerce a profissão há mais de 35 anos. Cerca de cem pessoas participaram da rode de conversa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 121 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo.

A depressão é uma doença na qual ocorrem desequilíbrios químicos dos chamados neurotransmissores. Essas substâncias são responsáveis por transportar as informações pela rede de neurônios de nosso cérebro - incluindo as sensações de prazer, serenidade, disposição e bem estar. A depressão irá afetar neurotransmissores como serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina, que interferem justamente nesses sentimentos.

Durante a palestra, ouvintes e pessoas com familiares que têm depressão deram depoimentos e formularam perguntas. Entre os depoimentos esteve o da usuária do Cecco Trote Carla Matias. “Eu tenho depressão há quatro anos e tentei tirar a minha vida duas vezes; na primeira vez, ingerir 40 cápsulas de Diazepam; na segunda foi pior, amarrei um cadarço no meu pescoço a cabeceira da cama e pressionei por vezes. Acredito que esse sentimento tenha sido desencadeado pelo assedio moral que sofri dentro do meu antigo ambiente de trabalho. Sofri muito com isso, mas hoje descobri o tratamento, sou mais feliz”, afirmou Carla. A psiquiatra Alexandria Meleiro também falou sobre o último nível que pode levar a depressão quando a doença não é tratada: o suicídio.

Acolhimento nas Unidades básicas de Saúde

O assessor técnico Edmundo Clairefont Dias Maia, psiquiátrico da CRS Norte, esclarece: “É importante e fundamental o tratamento da pessoa em estado de depressão. Por isso, ao perceber que está com depressão, ou ver um familiar que esteja apontando sinais de depressão, a (UBS) é a porta de entrada para isso. Nela, o paciente será encaminhado para um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) próximo a sua casa. Lá, ele receberá o tratamento preciso e adequado a sua necessidade.”

collections
Galeria de imagens