Secretaria Municipal da Saúde
Consultório na Rua recebe mulheres para o ‘Dia da Diva’
Por Karina Mendes
Saúde e beleza são fundamentais. Com roupas, maquiagens, bijuterias e manicure, as mulheres em situação de rua da região da Lapa foram recebidas no CEU Jaguaré, na segunda-feira (12/09). A ação, denominada “Toda mulher em situação de rua é uma Diva”, é uma iniciativa da equipe de Consultório na Rua do território da Lapa.
O “Dia da Diva”, como é chamado por seus organizadores e usuárias, acontece uma vez por mês. Proporciona às mulheres um dia de beleza, atividades variadas e café da manhã. Tudo começa comum banho quente. Depois, as participantes têm a opção de se maquiar, pintar as unhas, escolher roupas e bijus arrecadadas pelos profissionais da equipe, comer e participar de rodas de conversas e exercícios em grupo.
Proporcionar identidade, união às mulheres em situação de rua, e leva-las a um ambiente que traga proximidade juntos aos funcionários da saúde, são alguns dos objetivos do “Dia da Diva”.
“Nós queremos ampliar a clínica. Obter um espaço de produção de vínculo diferente daquele do cuidado ambulatorial. Aqui, podemos trabalhar com a imagem e a autoestima das meninas. Fica mais fácil para escutá-las, podemos dar mais atenção”, afirma Carolina Chaccur Abou Jamra, clínica geral da equipe Consultório na Rua e uma das organizadoras do evento.
‘Foi maravilhoso para todas nós’
Natacha dos Santos é uma das cerca de 1.400 pessoas em situação de rua do território da Lapa. A exemplo de outras, a jovem, de 24 anos, participou do “Dia da Diva” e saiu agradecida do CEU Jaguaré. “Fiz muitas atividades. Tomei banho, me arrumei, comi. Foi muito gostoso. O lugar é muito bom e tenho certeza que foi maravilhoso para todas nós, não só pra mim. Estou feliz e muito agradecida. Parabéns para todos que nos proporcionaram isso, porque eles são de verdade”, afirma Natacha.
“O mais importante, aqui, é a experiência, elas estarem num momento de cuidado, porque todos gostam de serem cuidados. Até pode ser que elas tenham outros bons momentos, mas, quantos mais momentos assim, melhor”, diz Carolina.
Inserção no SUS
O Consultório na Rua é uma iniciativa de Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A atuação das equipes tem como objetivo construir e implementar ações intersetoriais integradas promovendo acesso à rede de cuidado, possibilitando a inserção do morador em situação de rua no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo a Atenção Básica ser a porta de entrada preferencial para estabelecer o vínculo na rede de atenção à saúde. Hoje o município possui 18 equipes, sendo duas na região Oeste.
No caso da ação “Toda mulher em situação de rua é uma Diva”, trata-se de uma parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BOMPAR).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk