Secretaria Municipal da Saúde
Quer saúde de ferro? Tome chá natural
Por Talita Coutinho
A equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lauzane Paulista – pertencente à Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) – realiza, quinzenalmente, rodas de chá que faz parte do projeto Cultivando Saúde para a comunidade. O objetivo é promover o consumo de produtos naturais como forma de prevenção de doenças.
O grupo acontece há três meses. Entre seus integrantes há profissionais da UBS e moradores da região, que auxiliam no cultivo da horta que há na unidade. Cerca de 30 pessoas participam das reuniões. Dentre as ervas medicinais plantadas na horta estão hortelã, melissa, capim santo, capim cidreira e boldo. Os chás ajudam a melhorar a digestão, são calmantes e provocam uma sensação de bem estar.
“Como ainda não temos uma quantidade suficiente na horta para abastecer as rodas de chás, compramos ervas na forma natural e seca para aproveitar melhor as propriedades benéficas. A gente também incentiva o uso da caneca, por causa do risco de ingerir líquidos quentes em copos plásticos”, afirma Larissa Vieira Monteiro, agente de promoção ambiental.
A ideia do grupo é incentivar o uso de chás naturais e deixar de lado os industrializados, que perdem parte das propriedades medicinais no processo de industrialização e podem conter substâncias prejudicais à saúde. Larissa adverte que o ideal é ingerir um tipo de chá por dia para aproveitar melhor as propriedades medicinais junto ao seu organismo.
‘Necessidade da região’
“Nós, que somos da comissão do meio ambiente, sabemos que é uma necessidade daqui da região. É uma iniciativa muito legal, percebemos o entusiasmo dos usuários”, comenta o conselheiro municipal participativo Fabio de Novaes Silva. Para Abelina Rodrigues de Araujo, não é diferente. “Eu adoro a roda de chás, aprendo muito com a equipe da unidade e, sempre que posso, faço em casa. Os meus chás prediletos são melissa, erva-doce e pitanga”, disse.
Além da degustação de chás, a equipe mantém outras atividades, como uma oficina de artesanato ou palestras sobre saúde. “O consumo de chá natural é muito importante, pois pode auxiliar na prevenção e tratamento de doenças. Mas lembramos que um profissional de saúde deve sempre fazer o acompanhamento de pacientes com alguma doença, restringindo ou indicando o uso dos chás. É uma prática saudável, que pode aumentar a nossa qualidade de vida e bem estar”, afirma Larissa.
Serviço:
As rodas de conversa sobre as propriedades medicinais dos chás acontecem duas vezes por mês. As próximas datas são: 14/10 e 11/11. Sempre das 15h00 às 16h00.
Endereço: R. Valorbe, 80 - Lauzane Paulista, São Paulo – SP.
Telefone: (11) 2232-4694
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk