Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 27 de Setembro de 2016 | Horário: 15:06
Compartilhe:

UBS Iguaçu realiza ação de saúde com catadores de material reciclável

Catadores também foram conscientizados sobre importância da vacinação, atualização de caderneta de imunização, segurança do trabalho e prevenção de acidentes

Inclusão e respeito. Essa foi palavra de ordem dos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu. No último dia 14 de setembro, uma equipe multidisciplinar de profissionais da unidade realizou, na Praça Moleque Travesso, atividades de promoção à saúde destinadas aos catadores de material reciclável na região de Sapopemba.

Com a participação de 26 catadores, entre homens e mulheres, a ação “Catadores Saudáveis Iguaçu” foi parte dos trabalhos de conclusão do Desafio “Mais Saúde na Cidade” da UBS. Trata-se da terceira edição da atividade na região que, além de valorizar o trabalho dos catadores, que contribui com a limpeza da cidade, buscou promover o cuidado com a saúde, a responsabilidade cidadã e a autoestima desses agentes urbanos, de forma a estreitar o vínculo com a unidade de saúde.

Participaram do serviço cerca de 50 profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) da unidade, equipe de Saúde Bucal, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Não faltaram ainda gestores e agentes de promoção ambiental (apas) do Programa Ambientes Verdes Saudáveis (PAVS) e voluntários.

Espaço do cuidado

Durante o encontro, a quadra da Praça Moleque Travesso tornou-se um espaço da saúde. As equipes da UBS Iguaçu instalaram pequenas tendas no local. Nelas, os catadores foram informados sobre os principais cuidados com a saúde bucal e como ter acesso a esse serviço na unidade. Foram conscientizados também sobre a importância da vacinação, atualização de caderneta de imunização, segurança do trabalho e prevenção de acidentes.

Além disso, os participantes tiveram à sua disposição a Tenda do AA (Alcoólicos Anônimos), com atendimento de escuta qualificada; tenda do Bem Estar, com o trabalho voluntário do Centro de Atendimento para Mulheres Vítimas de Violência/SMADS e a animação da Fábrica de Cultura Sapopemba.

Houve apresentação da bateria Eureca do Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) Sapopemba. Ao final da atividade, os catadores apreciaram suas carroças revitalizadas pela arte de grafiteiros da região.

Acolhida

O Projeto Catadores Saudáveis Sapopemba é realizado há 3 anos, na UBS Iguaçu. A proposta é estreitar o vínculo entre o serviço da Atenção Básica e catadores de materiais recicláveis do território por meio da criação de um fluxo de atendimento prioritário para eles.

A partir dessa iniciativa, foi criado um grupo bimestral de acompanhamento de saúde do catador. Nele, rodas de conversa discutem os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), acolhimento, realizam atualização da carteira de vacinação, segurança do trabalho e atividades físicas, entre outros assuntos que envolvem o dia a dia e o fortalecimento dos catadores enquanto cidadãos.

collections
Galeria de imagens