Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 28 de Setembro de 2016 | Horário: 15:45
Compartilhe:

Hora Certa Móvel reduz fila de exames e cirurgias na Zona Sul

Unidade faz ação concentrada de exames oftalmológicos e cirurgias de catarata

Por Márcia Brasil e Tatiana Ferreira


Para reduzir a fila de espera por exames oftalmológicos e cirurgias de catarata na região Sul, a Secretaria Municipal da Saúde instalou uma unidade modular da Rede Hora Certa - especializada em serviços oftalmológicos, tanto clínico como cirúrgico - em Santo Amaro.

Em funcionamento desde 19 de setembro, a Rede Hora Certa Móvel Santo Amaro III, localizada ao lado do Terminal de Ônibus Santo Amaro, oferece fácil acesso para os moradores da região, trazendo atendimento especializado para mais perto das pessoas.

“Antes, estas pessoas, em sua maioria idosas, teriam que se deslocar com um acompanhante até o Centro ou na Mooca para fazer a cirurgia. Agora, estão fazendo perto de casa”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita realizada nas instalações no sábado (24).

Como funciona

Em um único local, o paciente é avaliado pelos profissionais, realiza exames (auto refração, fundo de olho, ultrassonografia, ceratometria e biometria) e, se houver necessidade, já sai com o agendamento de sua cirurgia.

“Com esse equipamento modular, só neste final de semana (24 e 25 de setembro) vamos realizar 600 cirurgias de catarata para atender a zona Sul, região que mais precisava desse tipo de procedimento”, afirmou Padilha.

“Fiquei muito feliz de ver tantos idosos recuperando a autonomia por enxergar. Encontrei e conversei com idosos e outros pacientes de todas as cinco Supervisões de Saúde da região. Estamos fazendo um trabalho lindo”, disse Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora regional de saúde da região Sul.

E o tratamento não se limita à cirurgia. Para cada usuário que passar pelo procedimento estão previstas duas consultas pós-operatórias para avaliação e monitoramento de cada caso.

A empresa 20/20 Serviços Médicos é responsável pelos procedimentos. A previsão é realizar, até dezembro, cerca de 18 mil consultas oftalmológicas e 2 mil cirurgias de catarata. Todos os pacientes são encaminhados por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro.

collections
Galeria de imagens