Secretaria Municipal da Saúde
Bairro Jardim Orion/Guanhembu comemora nova UBS
Por Tatiana Ferreira
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou, nesta sexta-feira (30), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Orion/Guanhembu, na região do Grajaú, em Capela do Socorro (zona Sul). A partir de segunda-feira (3), a UBS começa a funcionar. Serão ofertados os serviços que envolvem o atendimento em Atenção Básica. A unidade beneficiará 24 mil pessoas e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
A UBS conta com seis médicos de Estratégia Saúde da Família (ESF), seis enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, 36 agentes comunitários de saúde, um gerente, um farmacêutico, dois técnicos em farmácia, um agente de promoção ambiental e nove assistentes administrativos.
“Eu visitei as obras desta unidade, mas a gente não tinha ideia que ia ficar uma UBS tão linda, estruturada e humana. Chega de dizer que UBS é postinho. Essa unidade vai cuidar das pessoas e vai fazer atividades de prevenção. Tenho certeza que as equipes de Estratégia Saúde da Família vão guiar os moradores da região para um futuro de mais saúde e qualidade de vida”, afirmou Alexandre Padilha, secretário municipal da Saúde.
Em sintonia com o secretário, João Ferreira da Silva Neto, morador do bairro há 30 anos, aprovou a UBS. “Está unidade vai ser importante e vai melhorar muito para todos os moradores. Antes, eu levava em torno de 40 minutos para chegar na outra UBS; agora, vai levar de 15 a 20 minutos. Vai ficar até melhor. Como era longe, antes eu tinha que pegar ônibus, agora posso vir a pé”, afirmou Neto.
Investindo em saúde
Suzelei Breda Lopes, gerente da nova unidade, e Betina Black Dalarmelino, supervisora de saúde de Capela do Socorro, lembraram do período de dificuldades, onde quatro destas seis equipes de ESF ficavam alocadas na UBS Jardim República. “Desde outubro de 2012, quatro equipes trabalhavam no República, e foi um período difícil para todos. Agora, com o novo prédio e com a ampliação de duas novas equipes, podemos comemorar”, disse Betina. ”Vai diminuir o fluxo de pessoas no República que era de 70 mil pessoas e espero fazer o melhor trabalho possível”, emendou Suzelei.
Claudinéia Duarte é agente comunitária de saúde de uma das equipes da unidade. “Sou da primeira equipe que teve que ficar no República, e agora vou vir trabalhar nesta nova unidade. Vai ser ótimo, um sonho. A unidade é muito boa, bem organizada, muito bonita, parece até uma clínica particular”, disse a agente.
Representando a comunidade, Nely Oliveira, conselheira gestora da região, se emocionou ao lembrar da luta para transformar a unidade em realidade. “Gostaria de agradecer a presença de todos e dizer que havia muito tempo a gente sonhava com isso. Sei que cobrei muito as autoridades envolvidas, mas era porque tinha muita ansiedade para que desse certo. E agora podemos comemorar, está aqui a unidade de todos vocês”, afirmou.
Acompanhado de outras autoridades da região, o subprefeito de Capela do Socorro, Antonio Dias Barroso, fez questão de estar presente.
Plano de Metas
Reivindicação da população desde 2009, a instalação de uma UBS no bairro estava prevista no Plano de Metas e era tida como uma das principais prioridades da Pasta.
“Realmente estou muito emocionada. Quando cheguei à Coordenadoria em 2013, as primeiras reinvindicações foram de Capela do Socorro. De fato, a região tinha o maior vazio assistencial da cidade e, com sensibilidade, reconhecemos que eram lutas legítimas e trabalhamos para entregar várias unidades nesta região. Quero agradecer a todos: parceiro, trabalhadores, conselheiros e dizer que ainda estão em andamento outras prioridades”, afirmou Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora de saúde da região Sul.
A unidade, que está sob o contrato de gestão com a Associação Saúde da Família (ASF), fica localizada em um prédio alugado, com dois pavimentos, e prestará todos os serviços que envolvem o atendimento em Atenção Básica, tais como consultas, vacina, inalação, curativo, medicação/coleta, dispensação de medicamentos e visitas domiciliares. Também promoverá encontros com os grupos educativos que abordam temas de promoção de saúde e prevenção. Para a reforma e adequação do imóvel, foram investidos R$ 468 mil.
“Está unidade é estratégica, e vai oferecer atendimento mais perto para a população deste bairro. Além disto, vale o registro que fizemos essa obra com pouco recurso. Levamos a sério a austeridade com o dinheiro público. Espero que esta parceria com a SMS possa continuar”, afirmou Maria Eugênia Fernandes Pedroso de Lima, representante da OS Associação Saúde da Família.
Saúde em Movimento
Após a inauguração da UBS Jardim Orion/Guanhembu, Padilha seguiu para o prédio do futuro Hospital Dia da Rede Hora Certa Capela do Socorro (antigo HEWA), na rua Cassio de Campos Nogueira, 159. Lá, viu de perto o andamento da obra e conversou com os profissionais, tanto do Hora Certa como da Unidade de Referência de Saúde do Idoso (URSI) que fica inserida no mesmo prédio.
“A previsão é entregar o Hora Certa Capela do Socorro agora em outubro. Sobre a URSI, é um serviço importante e, quanto mais cuidado e autonomia damos aos idosos, mais eles têm qualidade de vida e mais superam as doenças típicas da idade”, frisou o secretário após conversar com a equipe da URSI Capela do Socorro.
Na sequência, foi a vez de Padilha vistoriar o andamento das obras da futura UBS Vila da Paz, situada à rua Osvaldo Diniz, 61. A unidade deverá ter quatro Equipes de Estratégia Saúde da Família e vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas.
“Visitei também as obras da nova UBS Vila da Paz, aqui em Capela do Socorro, e gostei. O espaço é grande e trará muita saúde aos moradores do entorno”, afirmou Padilha.
UBS Jardim Orion/Guanhembu
Local: Rua Fernando Amaro Miranda, nº 61 – Jardim Colonial.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk