Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016 | Horário: 17:30
Compartilhe:

Zona Sul celebra Dia Nacional do Idoso

Unidades programaram ações para contribuir com debate e reflexão sobre a situação das pessoas da terceira idade

 Unidades realizaram ações simultâneas, incluindo palestras educativas

 

Por Tatiana Ferreira


Em valorização do idoso, conscientização sobre o Alzheimer e comemoração do Dia do Idoso, celebrado neste último sábado (01/10), algumas unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), planejaram atividades educativas e de lazer para este público, como passeios, café da manhã, oficinas e palestras.


Em Campo Limpo, a celebração aconteceu ao longo da semana de 21 a 30 de setembro. As unidades realizaram ações simultâneas, incluindo palestras educativas. Houve também caminhadas, visitas domiciliares direcionadas aos idosos do território, sensibilização na sala de espera, rodas de conversas temáticas e atividades corporais. No total, 2.174 idosos foram beneficiados.


Saúde da Família


No próprio dia 1º de outubro, a AMA/UBS Integrada Parque Fernanda, em Capão Redondo, ofereceu para os idosos um café da manhã, acompanhado de práticas corporais com fisioterapeuta, orientações com a fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com foco nos problemas de audição e memória. Foi realizada ainda orientação odontológica (cuidados com os dentes e próteses) e orientações de enfermagem.


“Foi uma manhã muito agradável. Cerca de 50 idosos nos prestigiaram. Os idosos preencheram o questionário da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI) e, para aqueles que apresentaram acuidade visual e auditiva comprometida, o médico realizou os devidos encaminhamentos”, afirmou Karina Lettícia Dantas Brito, gerente da unidade.


A enfermeira Rosa Maria Bruno Marcucci, responsável pela Assessoria Técnica da Saúde da Pessoa Idosa na CRS Sul, destacou o trabalho realizado na região do Campo Limpo. “Gostaria de fazer um destaque para Campo Limpo, que tem avançado positivamente na organização da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (RASPI). Quero parabenizar toda a equipe pelo empenho e progresso. Sei que há muito que fazer, mas já conseguiram o mais difícil: tentar!”, disse Rosa.


Outra região que aderiu às comemorações foi Capela do Socorro. A equipe contratada para atuar na futura URSI Capela do Socorro está sendo capacitada e uma das atividades mais recentes foi justamente uma ação de conscientização sobre o Alzheimer. No dia 30 de setembro, a mesma equipe voltou a trabalhar assuntos ligados ao envelhecimento da população.

 

 

 

collections
Galeria de imagens