Secretaria Municipal da Saúde
SUVIS Capela do Socorro faz atividade de controle de escorpiões
Equipe da SUVIS Capela conseguiu vistoriar e capturar escorpiões em condomínio de Interlagos
Por Patricia Torres
A Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) de Capela do Socorro realizou no dia 6 de outubro uma ação de bloqueio de escorpiões em um condomínio localizado em Interlagos. Neste dia, foram capturados na área externa 41 escorpiões do tipo Tityus bahiensis, conhecido como escorpião marrom, que de início não é agressivo, mas possui veneno neurotóxico, ou seja, que atinge o sistema nervoso.
A bióloga e gerente da Vigilância Ambiental da SUVIS Capela do Socorro, Patrícia Placoná Diniz, explicou que no dia anterior, funcionários do condomínio foram realizar um plantio no muro externo e capturaram 23 escorpiões.
“Recebemos a solicitação dessa equipe para uma inspeção tanto no condomínio quanto na área externa devido ao risco para os moradores. Até aquele momento não tínhamos registro de escorpiões neste local. Por isso, programamos uma ação no local para o dia seguinte ao chamado”, disse Patrícia.
A ação de bloqueio de escorpiões contou com o apoio dos alunos do curso Técnico em Vigilância de Saúde (TVS) da Escola Municipal de Saúde Regional Sul. “Programamos a participação dos alunos para que eles também pudessem acompanhar, na prática, como se dá o fluxograma da Vigilância Ambiental em casos de denúncia relacionada a animais peçonhentos”, explicou Patricia.
Ao todo, a equipe que realizou a inspeção foi composta por cinco alunos do curso TVS, cinco agentes de controle de endemias, dois biólogos, o síndico, o zelador e um funcionário da equipe de jardinagem.
Controle dos sinantrópicos
O trabalho ocorreu no período da manhã, das 9h30 às 12h, e se deu com a inspeção e busca ativa dos animais, monitoramento da área infestada e ações educativas que foram realizadas no local.
Foi realizada inspeção na área de lazer do condomínio e vistoriadas todas as caixas de inspeção dos subsolos 1 e 2, além do térreo. As caixas de inspeção podem abrigar baratas, que por sua vez, servem de alimento para os escorpiões. Neste local não foi encontrado nenhum exemplar.
Os escorpiões foram encontrados na área externa do condomínio (terreno que margeia o Rio Pinheiros), que também foi vistoriada. O local foi cadastrado como nova área com ocorrência de escorpiões e será monitorado mensalmente pela equipe da SUVIS Capela do Socorro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk