Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016 | Horário: 10:41
Compartilhe:

Hospital Municipal Vila Santa Catarina realiza ação de conscientização sobre o AVC

Atividades gratuitas incluem orientação e exame clínico

Por Patrícia Pasquini

O Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de C. Marques de Carvalho realizará no dia 25/10, das 8h às 16h, uma ação para orientar a população a respeito dos riscos do Acidente Vascular Cerebral (AVC). No próximo dia 29 é o Dia Mundial de Combate ao AVC, popularmente conhecido como derrame.

Além de aprender a reconhecer os sintomas da doença, quem passar pelo hospital receberá informações sobre como proceder em caso de AVC e prevenção, além de aferir a pressão arterial, a circunferência abdominal e o peso.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Os médicos e demais profissionais de saúde que trabalharão neste dia fazem parte do corpo de voluntariado do Hospital Israelita Albert Einstein, coordenados pelo Programa Integrado de Neurologia.

O AVC é um problema neurológico agudo que ocorre quando o fluxo sanguíneo de parte do cérebro é interrompido, devido ao entupimento de artéria, ou quando um vaso se rompe e o sangue extravasa para o interior do cérebro.

Segundo a coordenadora do Programa Integrado de Neurologia, a neurologista Gisele Sampaio, no Brasil,  são 400 mil casos anualmente. Nos Estados Unidos, o número é bem maior: 800 mil. A taxa de mortalidade no Mundo varia entre 12% e 15%. A boa notícia é que o índice de prevenção chega a 90% se os fatores de risco forem tratados e controlados.

Fatores de risco

- Pressão arterial acima de 14 por 9;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Colesterol alto;
- Sedentarismo;
- Arritmias;
- Hereditariedade (pequena porcentagem é de origem genética);
- Idade: idosos são mais suscetíveis.

Como identificar um AVC? Fique atento aos sinais

- Paralisia de um lado do corpo;
- Dificuldade para falar e/ ou compreender o que é dito;
- Perda da sensibilidade de um lado do corpo;
- Perda de um campo de visão;
- Tontura súbita;
- Cefaleia súbita e intensa.

É importante esclarecer que se qualquer um dos sintomas citados acima aparecer sozinho pode ser um sinal de AVC. “Mesmo que haja melhora (isquemia transitória), é aconselhável procurar um serviço de emergência”, recomenda a dra. Gisele.


SERVIÇO
Ação de conscientização sobre o AVC
Data/hora: 25/10, das 8h às 16h
Local: O Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de C. Marques de Carvalho
Endereço: Av. Santa Catarina, 2785, Vila Santa Catarin

collections
Galeria de imagens