Secretaria Municipal da Saúde
UBS São Remo comemora um ano de serviços com 1.800 atendimentos médicos por mês
Por Karina Mendes
Com atividades educativas, de promoção de saúde, comidas, bebidas e decoração, tudo elaborado pelos profissionais, a Unidade Básica de Saúde São Remo (UBS São Remo) comemorou na sexta-feira (14/10), um ano de atendimento à população.
A festa foi preparada pelos profissionais da unidade para os usuários e contou com a presença do coordenador regional de saúde da região oeste Doutor Alexandre Nemes, da supervisora técnica de saúde do Butantã Regina Castanheira, do conselho gestor e de agentes de promoção ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).
Localizada em um terreno de 7,9 mil metros quadrados, pertencente à Universidade de São Paulo (USP), a unidade hoje beneficia cerca de sete mil pessoas e é fruto da luta de 20 anos dos moradores da comunidade São Remo, que antes precisavam se deslocar até o Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (CSE Butantã) para conseguir atendimento.
Equipe multiprofissional
“A São Remo é uma unidade especial para nós, porque foi uma parceria entre a USP e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Havia uma expectativa da comunidade para que nós a inaugurássemos. É uma unidade composta de vários funcionários, tem uma equipe multiprofissional, assistência integral à saúde da comunidade São Remo e também atende a comunidade do Rio Pequeno. Melhorou a prestação de serviços no Butantã como um todo”, afirma o coordenador regional de saúde da região oeste Doutor Alexandre Nemes.
A equipe da UBS é composta por um ginecologista, um psiquiatra, uma pediatra, uma fisioterapeuta, um psicólogo, duas assistentes sociais e dois clínicos. Três equipes de estratégia saúde da família atendem a população mais vulnerável do território. São cerca de 2800 visitas domiciliares realizadas mensalmente pelos agentes comunitários de saúde e mais de 1800 consultas médicas.
Dentre as atividades oferecidas aos usuários durante todo o dia estavam incluídas: alongamento, caminhada, oficina de plantio com o PAVS, apresentação do coral Stefanini e apresentação das crianças da Organização Não Governamental (ONG) Circo Escola.
UBS nota mil
“Queremos proporcionar um dia especial para todos. O nosso intuito é fazer essa integração dos colaboradores com a população. Nosso trabalho é bem árduo e muito desafiador, nós trabalhamos com pessoas que estão em sofrimento e desejam recuperar sua saúde. Então, com um dia diferente contribuímos para a saúde e qualidade de vida dos usuários e reconhecemos o trabalho que está sendo prestado pelos profissionais”, relata Fabíola Rezende, gerente da UBS São Remo.
Dona Domingas Batista Pereira, tem 71 anos e frequenta a unidade desde sua abertura. A aposentada relata que a unidade foi a melhor coisa que já fizeram pela comunidade do São Remo. “Nós precisávamos demais dessa UBS. Todo mundo fala que a unidade foi a melhor coisa que fizeram para as nossas vidas aqui no São Remo. Dou nota mil ela. Aqui sou bem atendida, consigo os exames e remédios que preciso. Hoje me sinto feliz em ver esse lugar”, afirma Domingas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk