Secretaria Municipal da Saúde
Outubro Rosa é celebrado na UBS Parque Maria Domitila
Por Talita Coutinho
O mês de outubro é marcado como o mês da conscientização do câncer de mama em todo o mundo. Período em que são reforçadas as campanhas de prevenção em hospitais, empresas e diversas entidades. Pensando em medidas para a eficácia da campanha, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) desenvolveu um cronograma sobre o Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao longo do mês.
Diariamente, na UBS Parque Maria Domitila, em Pirituba, nos horários de maior demanda, a equipe das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) se reúne com o auxiliar de enfermagem Vinicius Tadeu da Silva Fernandes para o desenvolvimento das atividades.
Através de palestras, a equipe demonstra os possíveis sintomas do câncer de mama e esclarece todas as dúvidas dos usuários que aguardam atendimento na sala de espera. Para chamar atenção dos usuários dentro da UBS, foi montada a “Sala Rosa”, onde é transmitido um vídeo educativo para conscientizá-los.
As equipes de ACS passaram por capacitação durante o mês de agosto para realizar essas ações. Nesta capacitação foram abordados os aspectos psicológico, familiar e clínico do câncer de mama. Na abordagem aos usuários, elas incentivam a realização da mamografia e do Papanicolau.
Segundo o Ministério da Saúde, a idade mínima para fazer o exame de mamografia é 50 anos e para o Papanicolau é a partir dos 25 para mulheres que já tiveram relação sexual. “Quando a mulher nunca fez o exame, ela é direcionada para o acolhimento com a enfermeira para fazer uma escuta qualificada com objetivo de fazer a solicitação da mamografia. Esta ação deve ser desenvolvida durante todo o ano, com a unidade de portas abertas para receber e acolher essas mulheres”, destacou Fernandes.
Além dos muros da UBS
Dentre as ações realizadas durante o mês, uma consultora de uma marca de maquiagem e cosmético promove o Dia da Beleza para as usuárias, visando a autoestima. Além da UBS, um enfermeiro segue até o Centro Esportivo da região para dar palestras e instruções sobre o autoexame das mamas.
“É importante ressaltar o impacto do câncer de mama na vida das mulheres. Além de incentivar a realização do autoexame e da mamografia, é preciso fazer com que a equipe de agentes comunitários de saúde consiga saber a dimensão e a importância dessas consequências durante a visita domiciliar, para que possa acompanhar e fazer o rastreamento dessas mulheres”, disse o auxiliar de enfermagem.
A usuária Daiane Ferreira, de 34 anos, acompanhou a palestra na recepção da UBS e comentou sobre a ação. “Eu sempre faço o autoexame, já tive caso de câncer na minha família e tenho medo. Essas ações são importantes, porque tiram todas as dúvidas das pessoas que não têm conhecimento”.
Para Perpétua Sudara da Silva Pereira não é diferente, com 59 anos, ela faz parte do Conselho Gestor da unidade. “Eu adorei. É interessante a equipe estar próxima assim da população. O câncer de mama é um assunto muito sério e precisa ser discutido”.
Importância
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a estimativa é de que, em 2017, cerca de 57.960 novos casos surjam no Brasil. É importante que toda mulher conheça seu corpo fazendo o autoexame, porém ele não descarta a realização da mamografia uma vez ao ano.