Secretaria Municipal da Saúde
CAPS Infantil de Capela do Socorro promove “AcampaDentro” de Halloween
Por Tatiana Ferreira
Na madrugada do dia 28 para o dia 29 de outubro, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil Capela do Socorro, na zona Sul de São Paulo, promoveu mais um encontro do AcampaDentro, desta vez em celebração ao Halloween.
Como o próprio nome sugere, o projeto é um acampamento realizado dentro da unidade de saúde mental. “O AcampaDentro é uma virada de noite que representa uma forma livre e leve de promover saúde mental, em harmonia com a lógica em que se pensa o CAPS III e a própria convivência diurna nos serviços de saúde”, explicou o coordenador da unidade, Paulo Cezar da Silva.
Nesse dia, cerca de 40 pessoas participaram do evento, entre eles, usuários, profissionais e outros convidados, inclusive usuários e trabalhadores do CAPS Infantil de Parelheiros. Silva disse que essa parceria é importante para todos. “A participação de outro CAPS veio ressaltar a importância da ampliação nas relações entre os serviços, com a possibilidade de realização de práticas mais abrangentes e coletivas de saúde mental”.
Fortalecimento de vínculos
Para o grupo que participou da edição de outubro, o Acampadentro foi uma noite especial, com direito a muita música, dança e trocas de ideias, acompanhada de várias pizzas preparadas por todos os presentes, algo que possibilitou o estreitamento dos vínculos, a partir da promoção do cuidado mútuo.
“Pudemos, mais uma vez, experimentar essa forma de cuidado, com a oportunidade de todos saírem um pouco dos seus respectivos lugares e promover uma intensa horizontalização das relações na produção de saúde mental. Tratamos de construir as atividades de diversão, de cultura e convivência, de música e cinema, de alimentação, e tudo mais, de forma coletiva”, afirmou Silva.
De olho no projeto
O CAPSi Capela do Socorro inscreveu o trabalho na segunda edição do Laboratório de Inovações sobre Saúde de Adolescentes e Jovens (2014/2015).
Nesta edição, que recebeu inscrições até abril de 2015, a Coordenação Geral da Saúde dos Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, juntamente com a Organização Pan-Americana da Saúde/Opas Brasil, promoveu o conhecimento de iniciativas que abordassem quatro eixos temáticos: proteger e cuidar de adolescente na atenção básica; participação juvenil; integralidade das ações de saúde para adolescentes que estão no sistema socioeducativo e educação permanente de profissionais de saúde.
De um total de 62 trabalhos inscritos por todo o Brasil, foram previamente selecionados 26 para apresentação em uma oficina em Brasília, em julho passado, na qual o CAPS foi contemplado.
A partir desta apresentação, 18 foram escolhidos para receber visitas in loco nos meses de setembro e outubro de 2015. As pesquisadoras Maria Helena Ruzany e Maria Ignez Salto, assessoras técnicas do Ministério da Saúde, fizeram então essa visita técnica ao CAPSi para conhecer a experiência e puderam trocar informações com a equipe do serviço.
O relatório das visitas de cada experiência foi divulgado em dezembro no Portal da Inovação na Gestão, que é uma ferramenta de organização do conhecimento dedicado aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde e demais interessados nestes conhecimentos.
Após esta avaliação, o Laboratório de Inovações divulgará, ainda este ano, oito práticas para serem sistematizadas e divulgadas. O próximo passo do Laboratório de Inovações é a elaboração do livro NavegadorSUS e a ampla divulgação das experiências em congressos e eventos com o intuito de replicar as iniciativas em outras redes de atendimento do SUS no país.
Serviço:
CAPS Infantil Capela do Socorro
Rua Caruanense, 186 – Grajaú.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk