Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 7 de Novembro de 2016 | Horário: 17:01
Compartilhe:

Iniciativa 'Driblando a Tuberculose' reúne mais de cinco mil pessoas na zona Leste

Olimpíadas realizadas com 244 escolas municipais de Itaquera foram encerradas na Arena Corinthians

Por Cecilia Figueiredo 

Mais de 5 mil pessoas estiveram na manhã de sábado (5/11) no evento “Driblando a Tuberculose com um time de crianças”, organizado pela Covisa, com a Supervisão Técnica de Saúde (STS) e Suvis Itaquera, em parceria com a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Itaquera, na Arena Coritnhians.

Acompanhadas de seus pais, irmãos e professores, o time de craques de estudantes do Ensino Fundamental II, de 244 escolas municipais de Itaquera que venceram as olimpíadas realizadas este ano, esclareceram como pega e como não pega tuberculose.

Engajamento internacional

O Driblando a Tuberculose é um projeto internacional que conta com o apoio do Ministério da Saúde, Unicef e organizações internacionais de Saúde. Idealizada no Mundial de 2010, na África, a iniciativa foi lançada no Brasil em 2014, com o objetivo de informar e educar as crianças sobre a importância da busca ativa de casos novos de tuberculose, sobre o tratamento e o combate ao estigma associado à doença.

O evento na Arena Corinthians abriu a campanha de busca ativa de casos novos de Tuberculose, realizada duas vezes ao ano (março e novembro), além de demonstrar como a integração entre Saúde e Educação dá certo.

Entre os meses de julho e outubro, uma série de ações foi realizada nos equipamentos de educação, com apoio e participação da saúde. Foram realizadas oficinas com os professores e enfermeiros para explicar os detalhes do projeto. Duas escolas iniciaram como “piloto” para que as 24 UBS pudessem ter um norteador. A partir daí, cada UBS identificou, junto com a DRE, as escolas de sua área de abrangência, adquiriu o planejamento de atividades e deram início ao trabalho de informação e formação dos 9.368 alunos do Ensino Fundamental II das 244 unidades escolares municipais.

Informar é prevenir

No encerramento, a coordenadora de Saúde Leste, Claudia Afonso, saudou a importância das crianças para a informação, prevenção e tratamento sobre a tuberculose. Ela também valorizou a “tabelinha” no trabalho entre Educação e Saúde, que possibilita sempre vitórias, desmitificando conceitos equivocados sobre a tuberculose e promovendo a mudança de comportamento para a prevenção da doença.

Claudia também lembrou sobre a importância do investimento nas duas áreas e criticou a PEC 55, que tramita no Senado Federal, propondo o congelamento do teto de gastos da Saúde, Educação e outras áreas sociais por 20 anos.

As crianças foram prestigiadas pelos super-heróis Hulk, Homem Aranha, Batman, Thor e assistiram apresentações artísticas de alunos do CEU Azul da Cor do Mar. Houve entrega de camisetas e bolas aos vencedores das olimpíadas.

Compareceram ao evento Rosa Maria Dias Nagasaki, coordenadora da Covisa/SMS; Naomi Kaawaoka Komatsu, representante do Programa de Tuberculose da Covisa/SMS; representantes da Secretaria Estadual de Saúde e de entidades apoiadoras.

collections
Galeria de imagens