Secretaria Municipal da Saúde
Voluntário de 74 anos substitui doença e perdas por Lian Gong
Por Ana Carolina Azevedo (com colaboração de Cecília Figueiredo)
Foto: Ana Carolina Azevedo
Para frequentar as oficinas de práticas corporais não há restrição de idade, mas nas aulas de Sérgio de Oliveira a história é outra. Na UBS Cidade Líder I, em Itaquera, onde conduz as oficinas de Lian Gong e Xian Gong duas vezes por semana, nos horários das 15 e 16h, o público acima dos 60 anos é motivadíssimo e assíduo. Uma oficina chega a reunir até 25 pessoas, por horário.
Antes de se tornar professor voluntário de modalidades chinesas, Sérgio era aluno. Seu envolvimento com atividades físicas iniciou há 13 anos, quando teve problemas de saúde e uma sucessão de perdas familiares. “Eu podia estar na depressão, podia beber, mas aí comecei a fazer as atividades, os cursos, sair e caminhar”, lembra.
Além da tristeza, a má alimentação e a falta de exercícios físicos contribuíram para o agravamento de sua saúde. “Eu sofri um coma diabético, fiquei quatro dias internado”, relata e complementa: “Eu comia muito, bebia cerveja, não queria carne, só queria a gordura”.
Além dos medicamentos prescritos pelo médico, o monitor de Xian Gong mudou a alimentação, passou a caminhar todas as manhãs e a praticar as modalidades chinesas. Em dois anos emagreceu 50 quilos.
Formado pela Escola Municipal de Saúde em Instrução de Lian Gong, Sérgio usa seu conhecimento para ajudar pessoas a superar seus problemas de saúde. “Se você tiver convicção de que através da nossa ginástica irá se curar, você se cura. Caso contrário, será só uma ginástica comum”, compara.
O clínico-geral da UBS, João Calixto, que tem acompanhado o tratamento de Sérgio desde o início, concorda. “As práticas ajudam o paciente tanto na parte física, como na parte emocional, além de proporcionar a sensação de pertencer a um grupo”, completou o médico.
O objetivo das atividades físicas é complementar o tratamento feito com medicamentos. “Embora tenha a parte do remédio, a prevenção é muito mais importante”, afirma Calixto.
Além das aulas do Sérgio, acontecem também na unidade grupos de Caminhada e a Dança Circular, das 8h às 9h. Todas as atividades são gratuitas e abertas aos interessados.
Expandir saúde
Entre janeiro e agosto deste ano, os serviços de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Leste realizaram 11.778 práticas corporais em medicina tradicional chinesa. No período avaliado, foram 2.690 consultas de médico acupunturista e 3.155 de médico homeopata em toda a Leste.
A região também ganhou um novo Centro de Práticas Naturais, em Ermelino Matarazzo, o que elevou para três o número dessas unidades na região Leste.
O serviço, que integra a rede de atenção à saúde, recebe pessoas encaminhadas pelas unidades básicas, bem como demanda espontânea, para realização de práticas corporais - como Yoga, Tai Chi Pai Lin, Lian Gong, Xian Gong, Dança Circular, acupuntura, auriculoterapia, biomagnetismo, meditação, Reiki (técnica japonesa para redução do estresse; promove o relaxamento) e consultas de homeopatia para crianças até 12 anos de idade.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk