Secretaria Municipal da Saúde
CAPS AD III Santana celebra Novembro Azul enfatizando a importância da prevenção
Por Nilson Hernandes
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) Santana, gerenciado pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), promoveu palestra para tratar da importância dos exames preventivos para a detecção do câncer de próstata. O foco foi a população masculina acima dos 40 anos. O encontro, que contou com cerca de 25 usuários ávidos por explicações, ocorreu na manhã do último dia 18 (sexta-feira), no serviço de Saúde Mental localizado na zona Norte de São Paulo.
A enfermeira Rita de Cássia Negreiros Lima Natumi e o psiquiatra Everton Crivelaro enfatizaram aos presentes que a prevenção se faz o ano todo, basta procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para solicitar os exames preventivos. “Existe um fluxo a ser respeitado no Sistema Único de Saúde, no qual o homem pode solicitar a realização dos exames uma vez por ano”, ressalta o psiquiatra.
As dúvidas mais recorrentes levantadas pelos presentes foram sobre a eficácia do exame de sangue para detecção da quantidade de Antígeno Prostático Específico (PSA) e o temido exame de toque retal. “Os dois exames são necessários e importantíssimos para a detecção de qualquer alteração na próstata”, afirma a enfermeira Rita de Cássia.
Machismo é barreira para a detecção do câncer
Mesmo com a disseminação de farto material informativo tanto nos serviços de saúde como na mídia, a grande barreira para a detecção precoce do câncer de próstata, segundo o Crivelaro, infelizmente, ainda é a cultura machista. “Os homens ainda têm preconceito em relação à prevenção do tumor de próstata, pois o machismo os impedem de realizar o exame de toque retal”.
Por fim, os profissionais do CAPS AD III Santana fizeram questão de esclarecer que quando detectado no início, o câncer é tratável e as chances de cura são altíssimas na maioria dos casos. Todavia, outros fatores devem ser considerados como a pré-disposição genética, que varia de paciente para paciente, e os tipos de tumores, que podem ser benignos ou malignos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk