Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 23 de Novembro de 2016 | Horário: 15:01
Compartilhe:

Prefeitura inaugura UBS União de Vila Nova

Serviço terá sete equipes de Saúde da Família, atendimento odontológico e capacidade para acolher mais de 23 mil pessoas

 Por Maria Cecília Figueiredo

A Prefeitura de São Paulo inaugura, nesta quinta-feira (24), às 9h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) União de Vila Nova, em São Miguel Paulista, Zona Leste. O evento terá a presença do secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, do subprefeito de São Miguel, Adalberto Dias de Sousa (Tim Maia), da coordenadora Regional de Saúde Leste, Claudia Afonso Castro, da supervisora de Saúde de São Miguel, Eliete Fávaro, e de representantes dos trabalhadores, gestores e usuários.

A nova UBS União de Vila Nova, em estrutura modular, substituirá duas unidades (União de Vila Nova I e União de Vila Nova II – Adão Manoel) que funcionavam em espaços insuficientes para o atendimento e em condições insatisfatórias para os trabalhadores. O serviço de saúde tem área de 749 metros quadrados num terreno de 2 mil metros quadrados, que é cercado por um jardim e estacionamento para funcionários e veículo de remoção.

Com investimentos do Tesouro Municipal, de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a unidade foi concluída em pouco mais de sete meses e possui sete consultórios médicos e um odontológico, farmácia, salas para coleta de exames, curativo, inalação, sala para reuniões de conselheiros, ACSs, banheiros e acessibilidade garantida.

A UBS, que funcionará em gestão compartilhada com a Organização Social de Saúde (OSS) APS Santa Marcelina, atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com sete equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Serão beneficiadas 7.429 famílias ou 23.376 pessoas. Antes atendidas em dois serviços distintos e com estrutura precária, impossibilitando inclusive o atendimento odontológico, a comunidade passa a contar também com consultório odontológico, com duas cadeiras.

Histórico dos serviços

Inaugurada em novembro de 2000, a UBS União de Vila Nova I funcionava em imóvel alugado (Rua Graziele Baldarck Gomes, 36), abrigando três equipes de ESF, para atender a 3.310 famílias. Já a UBS União de Vila Nova II – Adão Manoel começou a funcionar em junho de 2001, também em prédio alugado (Rua Adão Manoel, 16), com quatro equipes ESF atendendo a uma população de 4.119 famílias.

Ambos os serviços foram implantados para atender a comunidade que foi se constituindo ao longo de 26 anos, numa área ocupada do Departamento de Águas e Esgoto (DAEE), iniciada com 300 famílias trazidas de uma área de risco desocupada pelo governo do Estado. A região era completamente despossuída de saneamento básico, esgotamento e condições de moradia.

Hoje, o bairro União de Vila Nova compreende aproximadamente 30 mil famílias e, por meio de luta dos moradores e movimentos, foram garantidos alguns projetos de urbanização. Atualmente, a totalidade das moradias é abastecida de água tratada, rede de esgoto e ruas com calçamento. Existem novos projetos educacionais, creches, centros de convivência do idoso e áreas de lazer.

Serviço:
Inauguração da UBS União de Vila Nova
Data/hora: 24/11 – 9h
Endereço: Rua Rio Cinco Voltas, 205 – União de Vila Nova
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

collections
Galeria de imagens