Secretaria Municipal da Saúde
Ação de 220 voluntários transforma Unidade Básica de Saúde do Campo Limpo em UBS Sustentável
Por Tatiana Ferreira
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Regina, no Campo Limpo - zona sul da cidade, recebeu entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, ações de sustentabilidade realizadas por 220 voluntários da empresa Pfizer em uma ação concretizada com o apoio da Rede 2030, ONG Atados e Coletivo Dedo Verde.
Os colaboradores da empresa envolvidos neste trabalho voluntário foram divididos em quatro turnos com duração de três horas e puderam realizar a revitalização de toda a parte externa da unidade, houve inclusive a colocação de grama no local.
Renato Costa, gestor ambiental do Coletivo Dedo Verde, conta que a proposta da UBS Sustentável foi implantar tecnologias verdes de baixo custo, dentre elas: cisterna para armazenamento de água de chuva, telhado verde que ajuda na climatização do ambiente e uma horta vertical com plantas medicinais e ornamentais plantadas em jardineiras modulares com sistema inteligente de irrigação. “Isto é um marco para a região do Parque Regina e para a cidade de São Paulo, uma UBS que mobilizou e fez parceria com uma empresa privada, uma Organização, um equipamento público, enfim, todo mundo trabalhando junto, porque o que é público é nosso então a gente tem que ajudar a cuidar e se apropriar deste espaço. Tomara que a comunidade aqui aproveite o que está sendo feito hoje”.
Os trabalhadores da saúde também participaram do projeto, entre eles, os Agentes de Promoção Ambiental (APA) das unidades que contam com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) no Campo Limpo e a gestora local do programa pelo parceiro Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, representantes da Supervisão Técnica de Saúde e da Supervisão de Vigilância em Saúde do Campo Limpo.
A ação integrou a programação da 7ª edição do Dia dos Voluntários Pfizer e foi satisfatória. Jucely de Toledo, gerente da UBS, por exemplo, conta que trabalhar o meio ambiente e ações de sustentabilidade é promover saúde. “Encaro este projeto como promoção de saúde, estou com todas as pessoas na unidade, com os profissionais, os conselheiros gestores, os voluntários. Isto é promoção de saúde, é trabalhar no que a gente não enxerga, é sair da regra da doença e tentar ver com mais dinamismo que saúde é além da doença, você pode evitar a doença promovendo este tipo de atividade na UBS”.
Ações educativas
Nos dois dias também foram feitas ações educativas direcionadas a cerca de 80 estudantes, com idades entre 7 e 8 anos, de uma escola do bairro. Elas puderam participar de um circuito formado por três estações que trabalhou assuntos como plantio de horta, alimentação saudável e reciclagem de materiais.
Maria Margarida Miranda Ferreira, professora do primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zulmira Cavalheiro Faustino, conta que a ação está em harmonia com o conteúdo trabalhado com os alunos. “A gente já vem trabalhando com esses temas com os alunos, por exemplo, a questão da alimentação saudável, mas com este tipo de atividade mais lúdica a gente percebe que as crianças conseguem absorver ainda mais as informações”.
Evandro Luko, que trabalha na SUVIS Campo Limpo e foi um dos articuladores da ação, conta que a ideia foi fortalecer a educação ambiental e trabalhar essa questão junto com a comunidade. “As crianças, como moradores da região, são efetivamente multiplicadores do trabalho e levam esta informação para o adulto. A gente fala lá na SUVIS que quando a criança aprende, não esquece mais. E ela vai replicando adiante, passa para os amigos, para a mãe, para a família”.
Stela Sartori, auxiliar administrativa da Pfizer, está há quatro anos na empresa e foi uma das voluntárias. “Todo ano eu participo destas ações. Hoje eu cuidei das crianças, como doutora (vestida de palhaça). Foi um dia muito divertido, eles curtiram a palhaça, levaram plantas para casa, aprenderam a importância de se alimentar bem e interagir com a natureza. Eu levo do dia de hoje que os sonhos a gente planta, e o voluntariado é isto. Essas crianças vão multiplicar o que estão aprendendo aqui, se cada um puder fazer um pouquinho sempre, isto vai crescendo, é uma rede que está plantando sonhos”.
O colega de trabalho Frederico Camargo, gerente sênior de RH, está há três anos na empresa e também participa sempre do Dia do Voluntariado. “É bom doar um período do dia para essas crianças, principalmente, mas já fazia outros trabalhos voluntários fora da empresa. Hoje fiz a parte da jardinagem. É importante para as pessoas virem aqui na unidade e encontrarem um ambiente agradável. Pelo menos você chega no lugar e tem vida, tem natureza e tem uma criança sorrindo. É uma energia muito boa”. Ele concorda com Stela: “A gente planta, mostra para as crianças e para todo mundo que passa aqui que é possível fazer. Damos um pouco de carinho e mostramos que tem muita esperança além do que se imagina. É muito gostoso”, finaliza Camargo.
UBS Parque Regina
A UBS Parque Regina possui 22.500 usuários cadastrados e conta com sete equipes de Estratégia Saúde da Família - cada equipe é formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde -, um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) formado por multiprofissionais, duas equipes de saúde bucal e uma Agente de Promoção Ambiental (APA). Ela é gerenciada em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk