Secretaria Municipal da Saúde
Espera por consulta oftalmológica cai de 1 ano e 6 meses para 97 dias na zona Leste
Por Ana Carolina Azevedo (colaborou Cecília Figueiredo)
Foto: Cecília Figueiredo
O Hospital Dia São Miguel da Rede Hora Certa é um dos principais responsáveis pela queda na fila de espera pela primeira consulta oftalmológica. Em janeiro deste ano, a média de permanência na fila de espera era de 564 dias, tempo superior a um ano e seis meses. Em novembro deste ano, o tempo médio caiu para 97 dias, pouco mais de três meses.
A aceleração da fila de espera se deve a uma série de investimentos da atual gestão que vão desde a avaliação dos casos que aguardavam por maior tempo na fila do Sistema SIGA à ênfase na identificação da patologia oftalmológica e melhor estrutura para atendimento, consulta, exame e cirurgia num só local.
Ações concentradas
Outra iniciativa que possibilitou a rapidez no acesso foi a realização de ações concentradas no decorrer desse ano, no Hospital Dia São Miguel – Rede Hora Certa. No último sábado (10), 560 pessoas das 752 encaminhadas pelas unidades básicas de saúde participaram da ação. “O comparecimento foi bastante satisfatório”, observa Celina Aquino, interlocutora de Atenção Especializada Ambulatorial da CRS Leste, referindo-se aos 74% de comparecimento.
Esta foi a quinta vez, em 2016, que a CRS Leste, em conjunto com a equipe do HD São Miguel e Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO) realizaram a ação para diminuir a fila de espera, facilitar a detecção de doenças, além dos encaminhamentos para exames, tratamentos e cirurgias.
No período das 7h às 18h, os usuários pré-agendados pelo sistema SIGA, com maior tempo na fila de espera, tiveram acesso à consulta médica oftalmológica, exames de acuidade visual, refração, mapeamento de retina, biometria, topografia e ultrassonografia ocular. A atenção maior foi direcionada à identificação de catarata, pterígio, glaucoma e retinopatia.
Foram diagnosticados 261 pessoas com catarata, dos quais pelo menos 15 já estão com cirurgia marcada para essa semana; 101 com refração e 88 receberam receita para mudança de grau de óculos ou alta por não apresentarem problemas.
Houve ainda casos de usuários que compareceram sem acompanhante e não puderam passar por consulta. A eles foi assegurada a remarcação do atendimento para janeiro de 2017.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk