Secretaria Municipal da Saúde
Capela do Socorro celebra investimentos em novos serviços
Por Amanda Maciel e Tatiana Ferreira
Na quarta-feira (14), a Prefeitura de São Paulo inaugurou três novos equipamentos de saúde na região da subprefeitura de Capela do Socorro, na zona Sul da cidade. São elas: a UBS Vila da Paz e as novas instalações da UBS Jordanópolis, além de fazer a entrega simbólica da Serviço de Residência Terapêutica (SRT) Capela do Socorro.
Além da SRT, que se encontrava em funcionamento desde agosto, a UBS Jordanópolis já está de portas abertas para atender a população desde quinta-feira (15) e a UBS Vila da Paz irá começar a acolher as pessoas na próxima semana.
O chefe de gabinete da Subprefeitura de Capela do Socorro, Ricardo Padula de Moraes ressaltou que a saúde evoluiu muito nos últimos anos e lembrou que “a organização popular precisa se manter forte porque só assim que a sociedade evolui, com organização social, cobrança e indo a frente”.
UBS Vila da Paz
A unidade, que está sob o contrato de gestão da Associação Saúde da Família (ASF), fica localizada em um prédio alugado, que foi totalmente adequado conforme as diretrizes de SMS para uma unidade básica de saúde, e prestará todos os serviços que envolvem o atendimento em Atenção Básica, tais como: vacina, inalação, curativo, medicação/coleta, atendimento em saúde bucal, dispensação de medicamentos e atividades educativas em grupo. Cerca de 13.250 pessoas fazem parte da área de abrangência da unidade, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Uma das beneficiadas é Dona Jalma de Souza que mora há 20 anos no bairro. A moradora conta que ficou muito feliz com a inauguração, pois há aproximadamente um ano ela não conseguia mudar o receituário médico por falta de vaga para passar em consulta, mas que agora ela poderá continuar seu tratamento para o coração e hipertensão na UBS Vila da Paz.
A UBS contará em seu quadro profissional com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) que são formadas cada uma por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde, além disto, a unidade terá também um gerente, um farmacêutico, dois técnicos em farmácia, um agente de promoção ambiental, sete auxiliares administrativos, um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal.
A coordenadora Tania começou seu discurso falando sobre a luta da comunidade para minimizar o vazio existencial da região e que a luta em conjunto foi árdua para melhorar a situação.
Para essa reforma e adequação do imóvel, foram investidos R$ 722 mil e outros R$ 219 mil para aquisição de mobiliário. A obra foi iniciada em 25 de julho e concluída este mês.
Padilha disse que "todo prédio novo muda a comunidade, assim como o trabalho dos agentes comunitários de saúde também muda a cara da comunidade, pois tem pessoas que só sabem da inauguração por causa dos agentes que vão às ruas fazer o cadastramento das famílias”.
UBS Jordanópolis
A UBS Jordanópolis atua no modelo Estratégia Saúde da Família (ESF), gerenciada em parceria com a Organização Social Associação Saúde da Família (ASF) desde setembro 2014.
Antes do novo prédio, a UBS ficava fisicamente dividida em dois imóveis o que dificultava o trabalho e a integração das funções entre as equipes. Segundo a coordenadora da Sul “a luta foi grande, a Capela do Socorro trouxe o maior desafio para a gestão, muitas vezes o movimento popular é aguerrido e a gestão não os ouve e não atende a necessidade, a luta é fundamental, mas a gestão precisa ser comprometida com a luta também, as coisas acontecem juntas”.
O novo endereço tem 1.000 m² de área e fica a 400 metros do antigo prédio, na esquina da Contos Amazônicos. A ampliação física de espaço foi considerável e agora existem salas para todos os setores da unidade. Por exemplo, agora tem sala de gerência (antes era dividida com o administrativo), uma sala para inalação e outra sala de observação (eram juntas) assim como há sala de reunião e sala de grupos (eram juntas).
A gerente da unidade Lucia Borges afirmou que foi uma conquista da organização, foi mais do que apenas um prédio ou espaço físico novo, este ano foi construído uma rede de mobilização geral. Com as novas instalações a unidade passa a ficar mais organizada resultando na melhoria do serviço oferecido para a população.
Quem concorda é Maria Eridan de Oliveira da Costa moradora há 38 anos da região que relata que a UBS Jordanópolis foi ótima para o local, pois os demais pontos de atendimentos ficam distantes. Ela com muita alegria afirmou que “a saúde hoje em dia é muito boa, antigamente não havia socorro, hoje eu pego remédios e faço as consultas gratuitamente e com qualidade”.
A unidade está localizada no bairro Jordanópolis, no Distrito Administrativo de Cidade Dutra e possui, atualmente, 10.976 pessoas cadastradas. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A UBS continua contando com três equipes de ESF (formadas cada uma por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde), uma equipe de saúde bucal modalidade I (com um auxiliar em saúde bucal e um cirurgião dentista) e uma equipe NASF, que também dá assistência à UBS Chácara do Conde, além de seis auxiliares técnicos administrativos, um farmacêutico, dois técnicos em farmácia, um Agente de Proteção Ambiental e um gerente.
A reforma e adequação do novo espaço estimada em um milhão de reais foi toda bancada pelo proprietário do imóvel e todos os móveis foram reaproveitados da antiga unidade. A obra foi iniciada em março e totalmente concluída este mês.
O coordenador regional da ASF, Paulo Capucci, afirmou: “estamos comemorando muitas conquistas na região, o esforço feito aqui equivale a construção de uma unidade nova, a reorganização do território e trabalho. A região precisava de ajustes para atender melhor a comunidade, um jeito novo de fazer as coisas, e sempre continuar batalhando em prol do melhor”.
SRT Capela do Socorro
O Serviço de Residência Terapêutica de Capela do Socorro iniciou seu funcionamento em 1º de agosto deste ano em um imóvel alugado, inserido na comunidade, que passou pelas adaptações necessárias para implantação deste serviço.
Também conhecido como Residência Terapêutica, o SRT faz parte da Rede de Atenção Psicossocial, constituindo-se como importante dispositivo de moradia para pessoas com transtornos mentais e/ou que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem, que são estimuladas a se apropriarem da casa e das atividades rotineiras, como alimentação, cuidados com as próprias roupas e o cuidado entre moradores.
Cristina Freire terapeuta ocupacional e coordenadora da SRT Capela do Socorro conta que “A organização da SRT é de uma casa mesmo, dividimos tarefas, pensamos em convivência, desde compra do mercado, até a limpeza da casa. É difícil reatar isso na vida destas pessoas, é um processo terapêutico longo e minucioso, para que possam se apropriar desse local como uma casa”.
Os moradores deste serviço são sempre vinculados e acompanhados pelo CAPS de referência no território, neste caso, o CAPS Adulto de Capela do Socorro, além de contar com o acompanhamento de outros serviços de saúde, tudo para garantir o cuidado em liberdade e com inclusão social.
O SRT Capela do Socorro conta atualmente com oito moradores e, no local, trabalham uma coordenadora e sete acompanhantes comunitários, que são divididos em plantões para cobertura 24h. A casa conta com quatro quartos, três banheiros, uma copa, uma cozinha e um espaço de convivência.
Serviço:
SRT Capela do Socorro
Local: Avenida Rubens Montanaro de Borba, nº 718 – Jardim Régis, Capela do Socorro, zona sul.
UBS Vila da Paz
Local: Rua Osvaldo Diniz, nº 51 – Vila da Paz, Capela do Socorro, zona sul.
UBS Jordanópolis
Local: Rua Jangada Nova, nº 75 - Jordanópolis, Capela do Socorro, zona sul.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk