Secretaria Municipal da Saúde
Bloco de rua do CAPS Adulto II Cidade Ademar agita as ruas da região
Desfile do bloco "Loucos por Carnaval" promovido pelo CAPS Adulto II Cidade Ademar
Por Taynara Carmo
O tradicional bloco “Loucos por Carnaval” do CAPS Adulto II Cidade Ademar, na região sul, agitou as ruas dos arredores na quinta-feira, 23. Além dos usuários e profissionais do CAPS, marcaram presença no evento o CAPS Infantojuvenil II Cidade Ademar, o grupo de Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) e a ONG Crescer Cidade Ademar.
O bloco já existe há quatro anos e faz sucesso na região. Familiares de usuários e moradores da área participam do evento anualmente. Com adereços e instrumentos de percussão, os foliões, muito animados, deram a volta no quarteirão cantando músicas carnavalescas.
O aposentado Maury Raimundes nunca tinha comemorado o Carnaval e decidiu aproveitar a folia com o grupo do CAPS. “Eles me fantasiaram de trabalhador. Agora estou empolgado”, disse, mostrando sua fantasia de guarda de trânsito.
O aposentado Maury Raimundes fantasiado de guarda de trânsito
O gerente da unidade Edson Roberto Souza contou qual o intuito principal do bloco: “A ideia é fazer uma confraternização e trabalhar o carnaval de uma maneira lúdica, mostrando para as pessoas que o paciente de saúde mental também gosta de pular o carnaval e de se divertir.”
Festejar e prevenir
A UBS Vila da Paz, em Capela do Socorro, aproveitou o clima festivo proporcionado pelo carnaval para promover, na manhã desta sexta-feira (24), uma ação de conscientização contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a AIDS. Uma passeata foi feita pelo quarteirão da UBS e os profissionais, com apitos, cartazes e adereços, entregaram preservativos para os moradores, motoristas e transeuntes.
A equipe da unidade vem realizando ações ao longo do mês voltadas à prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Além das palestras diárias sobre o tema, a UBS criou uma sala chamada “Sala da conscientização”, exibindo fotos de DSTs para impactar os usuários. O usuário é informado antecipadamente sobre o conteúdo das imagens, fica a seu critério entrar na sala ou não.
UBS Vila da Paz aproveita o clima festivo para promover a conscientização contra DSTs
A enfermeira Maria Helena Rodrigues fala da importância das ações contra as DSTs: “O intuito é mobilizar e conscientizar a população para promover a prevenção das DSTs. O importante é que estejamos sempre disponíveis para orientar a população."
Com a mesma intenção de promover a prevenção de DSTs no Carnaval, a UBS Jardim das Palmas, localizada no Campo Limpo, organizou, na última quarta-feira (22), um sarau que, além de atividades culturais, proporcionou uma palestra para conscientizar os moradores a se protegerem de doenças e foram entregues camisinhas e panfletos explicando os cuidados a serem tomados para garantir sexo seguro.
As festividades carnavalescas vão continuar pelos próximos dias. Nesta sexta-feira (24), a partir das 14h, a UBS Paranapanema, em M’boi Mirim, oferecerá aos profissionais e usuários um baile de carnaval que acontecerá na Associação de Moradores, localizada na rua Maria Silvina Tavares, em frente ao Hospital Municipal do M’ Boi Mirim.
Confira aqui a programação completa das unidades de saúde da zona sul.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk