Secretaria Municipal da Saúde
CAPS AD III Santana dá início ao grito de carnaval na zona Norte paulistana
CAPS AD III Santana realiza grito de carnaval organizado pelos profissionais e usuários da instituição
Por Nilson Hernandes
Trabalhadores e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) Santana deram início ao grito de carnaval 2017 ao som de marchinhas, sambas diversos e demais ritmos dançantes do cancioneiro popular brasileiro. A folia aconteceu na tarde do último dia 23, num espaço do próprio serviço de Saúde Mental, que pertence à área de abrangência da Coordenadoria Regional de Saúde Norte e é gerenciado pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS).
Para aguentar a quente tarde de verão paulistano com muita alegria e descontração, as três dezenas de foliões que passaram pelo serviço de saúde puderam desfrutar de comes e bebes providenciados pelos organizadores do evento carnavalesco.
Segundo Daiane Pires Martins, supervisora do CAPS AD III Santana, o clima festivo no equipamento de Saúde Mental “é de extrema importância para a reabilitação psicossocial, pois dá protagonismo aos pacientes, como estabelece a estratégia de desinstitucionalização instituída pela Rede de Atenção Psicossocial no âmbito do SUS”, avalia.
Terapêutica que dá certo
Atividades recreativas já fazem parte da terapêutica exercida pelos profissionais do CAPS AD III Santana, que conta com cerca de 500 usuários ativos. Periodicamente, são organizadas rodas de capoeira nas redondezas da unidade, com o objetivo de estar mais perto do público-alvo e asso, trazê-lo para o serviço de Saúde Mental.
Também são realizadas oficinas com os que já são usuários da unidade. Durante as atividades, são produzidos artesanatos e alimentos, que são expostos e comercializados na Feira de Economia Solidária. Tais práticas contribuem para o processo de ressocialização dos indivíduos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk