Secretaria Municipal da Saúde
PAVS aposta em atividades ludopedagógicas para ensinar crianças de 2 a 4 anos a combater o mosquito transmissor da dengue, entre outras doenças por ele causadas
Os profissionais do PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) criaram há três anos a atividade “Quintal da Lilica” – um teatro de fantoches, para conscientizar e estimular a garotada a ajudar no combate contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e agora também o da febre amarela.
Em 8 de março deste ano, as crianças presentes na escola Pequeno Mundo II tiveram a oportunidade de assistir ao teatro de fantoches, com Ana Paulina de Souza, Agente de Promoção Ambiental, fazendo o papel do Júlio, e a gestora local do PAVS, Élen Soares, o da Lilica. Os personagens ensinaram os pequenos como ajudar os pais e responsáveis a acabarem com os criadouros do Aedes aegypti em suas casas, não deixando brinquedos espalhados pelo quintal ao relento e nem outros objetos que podem acumular água, como pneus, garrafas, potes, comedouros e bebedouros de animais, etc.
“Fazer uso de fantoches para enfatizar a necessidade de acabar com os criadouros do mosquito é a melhor maneira de prender a atenção dos pequenos, pois do contrário eles acabariam dispersando bastante”, esclarece a gestora local do PAVS, acrescentando que a atividade ludopedagógica é a mais adequada para a faixa etária de dois e quatro anos.
O estabelecimento de ensino Pequeno Mundo II faz parte da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Humaitá, gerenciada pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) e é integrante do Programa de Saúde na Escola (PSE). O território da Unidade Básica de Saúde Humaitá concentra dez escolas públicas integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk