Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 17 de Abril de 2017 | Horário: 12:49
Compartilhe:

Implantação do Programa 5S na Maternidade Cachoeirinha

Maternidade Cachoeirinha implanta programa com foco nas práticas de qualidade nos serviços de saúde

Por Maria Lucia Bom Angelo

A Maternidade Cachoeirinha – HMEC lançou, em 12/04/2017, o Programa 5S, num evento que reuniu diretoria, assessorias e gestores das áreas assistenciais, administrativas e de apoio, além de demais integrantes das equipes.

6 mulheres posam ao lado de um cartaz com o título: Implantação do Programa 5S na Maternidade Cachoeirinha.

Na ocasião, a área promotora da iniciativa, a Assessoria de Qualidade e Segurança do Paciente do HMEC, expôs case relatando a aplicação da metodologia que ocorreu como projeto piloto na sala da Qualidade, com mostra de fotos, palestras sobre o assunto, divulgação de vídeo da experiência, entrega de folder explicativo e instruções para a aplicação nos setores.

Profissionais de jaleco branco sentadas em um auditório prestam atenção na palestra.

As aulas proferidas foram:

• Ambiente Organizacional: Influência do Espaço Físico sobre o desempenho profissional - arquiteta Priscila Cristina Dearo da Câmara, da Secretaria Municipal de Serviços e Obras

• O que é o Programa 5S – Rosane Jacy Fretes Fava - Assessora Técnica da Ouvidoria Geral

• Implantação do Programa 5S na Maternidade Cachoeirinha – Maria Lucia Bom Angelo – Assessora de Qualidade e Segurança do Paciente

A metodologia dos cinco sensos ou 5S tem sido considerada como um ponto de partida para as práticas de programas de qualidade, vindo de encontro à meta da instituição que este ano pretende iniciar o processo para obtenção da certificação do ONA – Organização Nacional de Acreditação, entidade sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

Portanto, a opção por adotar essa iniciativa torna-se útil para a realização de melhorias contínuas da qualidade que possam anteceder programas mais abrangentes e servir para despertar nas pessoas da organização a consciência do conceito de qualidade.

Espera-se que ações básicas, acessíveis a qualquer pessoa, como organização, zelo, limpeza e educação, por exemplo, possam conduzir a resultados institucionais bastante positivos. Por ser mobilizadora e transformadora, esta metodologia promove a quebra da resistência das pessoas à mudança, gerando novos padrões de comportamento e beneficiando a implantação de processos direcionados para a Qualidade. Outro aspecto favorável deste programa é seu baixo custo de implantação e o fato dos seus resultados serem verificáveis em curto espaço de tempo, beneficiando, assim, todo o grupo.

No HMEC, a mobilização para o Programa ocorrerá até 31/05/207, com eventos durante a Semana de Enfermagem e verificação do grau de implantação pela Comissão de Segurança do Paciente no decorrer do processo.

O que é o programa 5S

O  5S nasceu no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de reestruturar o país, que estava destroçado pelo conflito. O programa de qualidade tem esse nome devido aos cinco sensos básicos que em japonês começam pela letra 'S': Seiri (Organização), Seiton (Arrumação), Seisou (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina), sendo conhecido em função de seus resultados satisfatórios.

collections
Galeria de imagens