Secretaria Municipal da Saúde
Competição de canteiros agitou a UBS Arrastão
Por Marie Serafim
Para revitalizar as áreas próximas da UBS Campo Limpo - Dr. Francisco S. Sobrinho (Arrastão) e melhorar a ocupação do espaço, a unidade promoveu o projeto “Arrastão em ação”, que consistiu em uma competição entre as equipes de profissionais para revitalizar os canteiros da própria UBS.
A ideia da competição foi para envolver mais os funcionários, que foram divididos em oito equipes: Vermelha, Rosa, Verde, Azul, Amarela, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Administração e Odontologia e Farmácia. Cada equipe ficou responsável por um canteiro.
A competição começou com um plantio que teve uma data limite – que foi estendida porque alguns alguns funcionários das equipes estavam de férias. Contou, ainda, com um período de tempo para a coordenadora da UBS, Vanessa Aparecida Gomes dos Santos, avaliar o cuidado e a manutenção dos canteiros.
Benefícios para todos
“A gente tinha um espaço que não era frequentado nem pelos usuários, nem pelos funcionários, porque era só mato e descarte do que muitas vezes não deveria ser descartado”, conta Vanessa. A partir daí e vendo o local sendo desperdiçado, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e os funcionários da unidade juntaram forças e revitalizaram o espaço ao redor da UBS.
Inclusive, já há grupos da unidade usufruindo do local revitalizado para realizar suas atividades como o Grupo do Aconchego, por exemplo, cujas reuniões acontecem uma vez por semana, no período da tarde, com a presença da psicóloga e de uma fonoaudióloga que são voltadas para pessoas com algum tipo de transtorno depressivo.
Além de deixar o local mais agradável, a ação gerou outro benefício revelado por Vanessa, “Tenho ouvido de alguns enfermeiros que essa iniciativa ajudou a melhorar o trabalho dentro da equipe, porque se havia algum conflito entre os profissionais, eles tiveram de se alinhar para plantar e cuidar do canteiro”.
“É muito gratificante participar dessa ação, porque o ambiente mudou, o clima ficou mais alegre pra gente, deu mais motivação, dá um novo ar para a unidade”, diz Eliete Batista dos Santos, auxiliar de enfermagem e integrante do grupo Rosa. “Eu espero ganhar”, continua Eliete, “mas se isso não acontecer, valeu a experiência que todos nós ganhamos com o trabalho”, avalia ela.
O resultado de melhor canteiro saiu no último dia 10 de abril, com direito a voto de minerva dos usuários da UBS. Por apenas um ponto de diferença, a Equipe Vermelha ficou em primeiro lugar, seguida da equipe da Farmácia e Odontologia que ficou em segundo, e, em terceiro, a Equipe Amarela.
Como prêmio pela dedicação na revitalização dos canteiros, a equipe vencedora terá um café da manhã especial que será patrocinado pela coordenadora da unidade de saúde no dia 19 de abril, às 10h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk