Secretaria Municipal da Saúde
Dia do Oftalmologista ressalta a importância de cuidar da saúde ocular
Por Taynara Carmo
No dia 7 de Maio é celebrado o Dia Nacional do Oftalmologista, uma homenagem aos profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção da saúde ocular.
Criada em 7 de maio de 1930 pela Sociedade de Oftalmologia de São Paulo (SOB), a data só viria a ser reconhecida no Brasil no ano de 1986. Além de homenagear os profissionais que atuam nessa área, o dia serve também para lembrar a população da importância de manter a saúde ocular em dia e estar sempre atenta aos problemas que podem afetar a visão.
Já o Dia Mundial da Visão, que é celebrado na segunda quinta-feira do mês de outubro, tem os mesmos objetivos da SOB, ou seja, alertar para a prevenção da cegueira no mundo e a importância da detecção precoce.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existem hoje no Brasil 1,2 milhão de cegos, sendo que 700 mil casos poderiam ter sido evitáveis e reversíveis se tivessem recebido o tratamento adequado a tempo. O que mais uma vez traz à tona a pergunta que é feita há muito tempo em campanhas dedicadas à saúde ocular por médicos, especialistas, autoridades e pacientes habitantes da nave Terra: “o que fazer para reduzir o máximo de cegos e de doenças oculares no mundo por causas que poderiam ser evitadas ou reversíveis?”
Problemas mais comuns
No Brasil, os problemas mais comuns de visão são o astigmatismo e a miopia, que em geral podem ser resolvidos com um par de óculos ou de lentes de contato. Conjuntivite também é algo corriqueiro em grandes metrópoles, onde impera a poluição do ar; lembrando que para cada tipo de deficiência ocular, é necessário um diagnóstico do oftalmologista.
Doenças como catarata (opacidade parcial ou total do cristalino em um ou ambos os olhos), glaucoma (aumento da pressão intraocular), retinopatia diabética (provocada pelo diabetes, compromete o fundo do olho), degeneração macular (provoca perda no centro do campo de visão devido a danos na retina) e diversas outras podem ser evitadas, prevenidas e tratadas, algumas por meio de cirurgias, com chances reais de sucesso, devido aos novos conhecimentos e recursos tecnológicos e terapêuticos atualmente disponíveis.
Portanto fique de olhos bem abertos: caso tenha sentido alguma alteração ou problema de visão, procure a Unidade Básica de Saúde mais perto da sua casa para ser orientado e encaminhado corretamente para o serviço de referência mais adequado ao seu caso.
“Ser oftalmologista me motiva diariamente”
A oftalmologista Camila Martins atua desde 2011 no SUS e há um mês está integrando a equipe da Carreta do Doutor Saúde na região de Capela do Socorro, extremo sul da cidade.
Natural de Santos, Camila sempre fez parte do mundo da ciência ocular, através dos tios, também oftalmologistas. Por influência deles, se apaixonou pela profissão.
“Ser oftalmologista me motiva diariamente. É o que me faz acordar cedo todos os dia e sair de casa com a esperança de que vou conseguir ajudar muita gente. Nessa profissão temos um retorno muito rápido, a gente vê a satisfação estampada no rosto dos pacientes”.
Especializada em catarata e glaucoma, Camila Martins reside em São Paulo há três anos, e nesse período já ajudou muitas pessoas a recuperar a visão e a tratar problemas oculares. Apaixonada pelo que faz, ela garante que não há felicidade maior do que o retorno que recebe dos pacientes: “É muito gratificante quando o paciente chega super alegre porque recuperou a visão. Não tem preço que pague”, garante ela.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk