Secretaria Municipal da Saúde
CECCO Perus realiza bate-papo sobre sexualidade
Por Isabella Jarrusso
Aconteceu no dia 27/04 um evento sobre sexualidade com organização da CECCO Perus, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte. A abertura contou com a participação do CAPS Infantil Perus que apresentou a peça teatral “A hora do Conto”. Logo depois, Beatriz Nascimento, educadora sexual, proferiu uma palestra para um público aproximado de cem (100) pessoas.
Segundo Juelaine Silva de Santana, assistente social e gerente do CECCO Perus, as realizações desses eventos veem atraindo muitos usuários carentes e interessados por informação. A palestra sobre sexualidade agradou o público, composto em sua maioria de idosos, que já pedem por mais bate-papos sobre esse tema. “Como analisamos os problemas do território, percebemos que os índices de doenças sexualmente transmissíveis vêm aumentando, e assim surgiu a ideia de oferecer uma palestra sobre sexualidade. O retorno dos usuários foi tão bom que agora iremos focar nas principais necessidades do território sobre o tema”, declarou Juelaine.
O encontro inclusive recebeu funcionários de outras unidades de saúde, como a enfermeira Sonia Braga Ferreira, que trabalha no CECCO São Domingos, em Pirituba. “Tive o desejo de conhecer a forma da palestrante abordar o assunto, que ainda é tratado como um tema tabu, para eu poder divulgar para outras pessoas da comunidade”, contou Sonia.
No evento, a palestrante e educadora sexual Bia Nascimento usou o bom humor para dialogar sobre o assunto. Segundo ela, falar de forma engraçada sobre sexo, destacando alguns casos comuns que acontecem entre casais e até explicando diferentes tipos de prazeres, faz com que as pessoas se distraiam, se divirtam e participem do debate sem inseguranças, tirando suas dúvidas e compartilhando experiências.
“A sexualidade é saúde, como isso ainda é tabu fica muito difícil das pessoas falarem até com profissionais. É muito importante ter esses espaços para focar sobre o tema, que acaba incentivando as pessoas perderem a vergonha e assim a gente consegue passar informações para a prevenção da sua saúde e bem-estar”, enfatizou Bia.
Vai vendo...
De acordo com o Boletim CEInfo de junho/2016 (Ano XV, nº15), o município de São Paulo registrou 1.051 casos de sífilis, com 322 deles identificados na região Norte. Um quadro preocupante que os profissionais de saúde vêm tentando reverter, por meio de projetos e eventos, para destacar a importância de conversar sobre sexualidade em todas as idades, pois ninguém está imune a contrair doenças sexualmente transmissíveis.
CECCO
O Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) segue os princípios do SUS, comprometido com a promoção e a prevenção da saúde da população. Direcionando uma maior atenção ao grupo social de maior vulnerabilidade social ou que apresente mais riscos à saúde, baseado no princípio de equidade do SUS. Por meio de oficinas terapêuticas, esportes, artísticas, culturais, entre outros. Nas oficinas do CECCO, o foco é compreender a diversidade e o vínculo entre os indivíduos como eixo estruturador de redes de convivência.
Serviço
CECCO Perus
Rua Fiorelli Peccicaco, 510 – Perus
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk