Secretaria Municipal da Saúde
Coordenadoria de Saúde Sul promoveu encontro para cuidar dos profissionais de Enfermagem
Por Taynara Carmo
Para celebrar a Semana da Enfermagem e exaltar a importância dos profissionais que atuam nessa área, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) promoveu um encontro para cuidar da saúde daqueles que cuidam de tantas pessoas. Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem das unidades compareceram ao evento realizado na segunda-feira (8) no auditório da própria Coordenadoria.
Ao abrir a reunião, Drausio Soares, assessor do Gabinete, parabenizou os profissionais presentes, ressaltando a valorização da Enfermagem: “Esse setor vem se destacando na área da saúde porque é a ligação entre o tratamento e o cuidado”.
A Oficina de Resiliência foi ministrada pela Interlocutora da área de Medicinas Tradicionais, Homeopatia e Práticas Integrativas em Saúde (MTHPIS) na CRS Sul, Nida Remencius e pela Esteticista Cosmetóloga, Andrea Piccolo, que ensinaram como respirar corretamente e a técnica de automassagem, como formas de aliviar a tensão e controlar a ansiedade. Também foram dadas dicas sobre banhos de ervas, que são terapêuticos, relaxantes e agradáveis, e ajudam a aliviar o estresse do dia a dia.
Na palestra sobre Alimentação Saudável, a nutricionista Selma Santos esclareceu diversas dúvidas sobre alimentação, e deu dicas de alimentos que podem (e devem) ser inseridos nas refeições diárias, como legumes, verduras e carboidratos que, na medida certa, são nutrientes necessários para garantir uma boa alimentação.
Para Ana Maria Souza, auxiliar de Enfermagem de Santo Amaro / Cidade Ademar (SACA), o encontro foi bastante válido, pois o trabalhador da enfermagem cuida de todos, mas não tem quem cuide dele. ”Aprendi técnicas simples, mas de grande valia: foi um momento importante e gostoso de ser lembrado; podia acontecer mais vezes”, reivindica ela.
Valorizando a enfermagem
12 de Maio é o Dia da Enfermagem – momento mais que propício para homenagear o enfermeiro, que além de pioneiro em cuidados, é também o responsável, entre outros, por prestar assistência à recuperação da saúde do paciente; administrar os medicamentos prescritos pelos médicos; cuidar da sua higiene pessoal; mobilizá-lo no leito, monitorar seus dados vitais; e fazer seus curativos. Além disso, deve ainda elaborar relatórios a respeito dos atendimentos realizados, e comunicar anormalidades à sua supervisão e ao plantão médico.
De forma humanizada e com muito respeito, o profissional da enfermagem doa grande parte do seu tempo para cuidar de outras pessoas buscando, com seu trabalho, amenizar o máximo possível o sofrimento alheio.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk