Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 10 de Maio de 2017 | Horário: 16:59
Compartilhe:

UBS Paraisópolis II oferece oficina de capacitação em prevenção de quedas e queimaduras

A atividade, direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), discutiu formas de oferecer, cada vez mais, um melhor atendimento e amparo aos idosos do território

Por Marie Serafim

Com um número elevado de acidentes com pessoas idosas na comunidade, a UBS Paraisópolis II ministrou uma oficina de capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com foco na prevenção de quedas e queimaduras em pessoas da terceira idade e em diabéticos.

Organizado pela Equipe Vermelha de Estratégia Saúde da Família e pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Unidade Básica de Saúde, o curso aconteceu no dia 5 de maio, em continuidade a uma palestra proferida em março na Casa do Calvário para os idosos lá residentes e para a comunidade local.

Em uma sala, agente de colete azul explica a pacientes sobre os cuidados no lar. Ao fundo, um espelho grande ocupa a parede. Uma agente, de jaleco verde, manuseia o que seria um fogão, feito de papelão e encapado com jornal. Ao centro, um tapete xadrez: vermelho, cinza e branco.

Mas não é só. Também atende uma demanda dos próprios agentes que notaram a necessidade de cuidar melhor dos idosos e ter mais conhecimento teórico sobre o assunto para poder atuar de uma maneira mais efetiva sobre a questão, instruindo os familiares, os cuidadores e os próprios idosos sobre o que pode ser feito para prevenir e evitar acidentes que possam ser fatais. “A melhor vacina, o melhor remédio para evitar quedas e queimaduras em idosos e diabéticos é a prevenção, a promoção da saúde, a orientação, a segurança do paciente”, disse a Agente de Promoção Ambiental, Maria Aurivan de Paula Felício Viana.

Metodologia do curso

Para facilitar a assimilação do conteúdo, a Equipe Vermelha e a Agente de Promoção Ambiental criaram simulações práticas do conteúdo abordado. Por exemplo, o espaço tinha tapetes para demonstrar o quão perigoso pode ser um idoso ter um exemplar desses em sua casa, pois ele pode enrolar o pé na tapeçaria e cair, bater a cabeça ou quebrar a perna ou o braço. Nesses casos, o aconselhável é o idoso adquirir produtos antiderrapantes (tapetes e calçados).

Os agentes receberam outras recomendações para quando forem visitar um idoso: verificar seu estado físico e psicológico, para ver se ele apresenta sinais de maus-tratos e abandono. Também foram passadas dicas de alimentação, hidratação e medicação.

Na ocasião, os Agentes Comunitários de Saúde puderam esclarecer dúvidas e relatar situações que presenciaram em suas Visitas Domiciliares, tais como: o idoso se esqueceu de desligar o ferro de passar roupa; deixou o botão do fogão aberto e escapando gás; machucados ou óbitos decorrentes de queda, entre outros.

A prevenção de quedas e queimaduras em idosos e diabéticos é um trabalho contínuo e, por isso, a capacitação deverá acontecer a cada seis meses, de acordo com a necessidade da equipe. Tudo para promover uma melhor qualidade de vida aos idosos de Paraisópolis.

Serviço

UBS Paraisópolis II

Rua Pasqualle Gallupi, 951 – Paraisópolis.

collections
Galeria de imagens