Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 11 de Maio de 2017 | Horário: 12:07
Compartilhe:

Grupo de Ritmos da Unidade Básica de Saúde laçapé traz benefícios à saúde de participantes

Cerca de oitenta pessoas se reúnem a cada atividade para dançar zumba, sertanejo, lambada e samba rock, entre outros gêneros

Por Camila Shimada

Grupo caracterizado com camisas verde - claras escrito UBS Iaçapé posam em frente a uma casa marrom. O local está enfeitado com plantas ornamentais.

De olho na saúde física e mental dos moradores da comunidade, a UBS laçapé, que fica na região de Vila Prudente/Sapopemba, promove aulas de zumba, sertanejo, lambada e samba rock, com o Grupo de Ritmos, em espaços comunitários do bairro. A atividade acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h, no Centro Desportivo Comunitário (CDC) e no Centro Desportivo Municipal (CDM).

A nutricionista do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF) coordena a ação, com o apoio de psicóloga, agentes de promoção ambiental (APA) do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), e outros profissionais da unidade. As aulas são ministradas por Alexandre Euclydes Teodoro, APA do território, que éformado em Educação Física.

Segundo o professor, além de promover a melhoria da condição clínica dos participantes, que sofrem de depressão e estresse em alguns casos, a iniciativa busca fortalecer o vínculo com a unidade e estimular o convívio e a integração entre as pessoas. “O Grupo de Ritmos traz benefícios aos integrantes, como melhoria no condicionamento físico, perda de peso e redução de dores crônicas, entre outros, que ainda ganham em sociabilização e qualidade de vida”, ressalta Alexandre.

A ação já existe há um ano e meio e é destinada a pessoas de qualquer idade. Atualmente o grupo reúne cerca de oitenta participantes, na grande maioria mulheres. “Essa turma encontrou na dança, seja na zumba, lambada ou samba rock, um meio de praticar exercícios físicos, e uma forma de tratar da saúde”, enfatiza Fabíola Del Giudice, gerente da unidade.

Paciente está de azul, sentada em uma cadeira de madeira. Com a mão direita, faz um gesto de V

A usuária Divanilsa Pereira Brandão de Brito, 43 anos, que já participava do grupo de nutrição da unidade, é prova disso. “Quando entrei no Grupo de Ritmos, sofria de depressão, síndrome do pânico, diabetes alta e obesidade mórbida. Com a participação nas atividades e tratamento médico, aos poucos fui percebendo melhorias na minha saúde. Não sofro mais de depressão, meu diabetes está controlado, passei a aplicar insulina uma vez por semana, tive uma ótima redução de peso, e consigo controlar a síndrome do pânico”, comemora.

 

Serviço

Grupo de Ritmos da UBS de Iaçapé

Horário: segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h

Rua Iaçapé, 302, Parque Santa Madalena

collections
Galeria de imagens