Secretaria Municipal da Saúde
Capacitação de facilitadores Para Educação Permanente do Controle Social acontece na região Norte
Por Isabella Jarrusso
A Escola Municipal de Saúde ministrou, em 12/05, a aula inaugural do curso de Capacitação de Facilitadores Para Educação Permanente do Controle Social no SUS, para trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Coordenadoria Regional de Saúde Norte. A abertura aconteceu no auditório da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e contou com a presença de profissionais de saúde e conselheiros gestores de todos os segmentos.
Durante palestra em que apresentou os módulos do curso, Maria do Carmo Sales Monteiro, que coordena a Educação Permanente do Controle Social na Escola Municipal de Saúde, aproveitou a ocasião para saber o que os participantes esperam da capacitação. E também para descrever a metodologia da problematização, que será aplicada no curso, que tem como eixo o trabalho em saúde, buscando despertar o interesse dos participantes na investigação da realidade cotidiana do território. “O objetivo é que cada pessoa possa cumprir melhor o seu papel, adquirindo um maior conhecimento para melhorar a qualificação da saúde”, explica Maria do Carmo.
A ideia é capacitar gestores, trabalhadores e usuários envolvidos com os Conselhos Gestores de Saúde e demais interessados para que possam servir de referência em relação ao controle social nas unidades de saúde; planejar as ações de forma mais efetiva; atender as necessidades locais; promover o desenvolvimento de habilidades do conselho gestor; possibilitar a participação efetiva da população no processo de controle social; fortalecer a participação popular; e reformular os métodos utilizados nas ações de educação permanente.
Para Eugenia Zilioli Iost, gerente da UBS Alpes do Jaraguá, a construção da saúde exige um trabalho em equipe. “Controle social é fundamental para a população poder direcionar as políticas públicas. Participando deste curso estou me capacitando para entender melhor este processo e assim indicar ações coletivas para a melhor análise do território”, garante Eugenia.
Essa preparação atende à resolução do Conselho Municipal de Saúde, que determina que toda supervisão de saúde tenha uma equipe de referência, o que vem ao encontro das expectativas da enfermeira da UBS Recanto dos Humildes, Juliana Porfírio Alencar, que participa da capacitação. “O SUS precisa se fortalecer e as pessoas se envolverem sempre mais para melhorar a saúde. Acho importante participar deste curso para adquirir mais conhecimento e colocar em prática na minha profissão, para ajudar as pessoas da melhor forma possível”, afirma Juliana.
O curso, com duração média de cinco meses, contará com encontros programados presenciais, além de atividades práticas em grupo. “Ao finalizar essa jornada, espera-se que os capacitadores tenham desenvolvido uma série de habilidades para que possam criar planos de ação para os próximos anos”, torce Maria do Carmo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk