Secretaria Municipal da Saúde
Mães da UBS Paraisópolis II são homenageadas por agentes comunitários de saúde
Por Taynara Carmo
Para celebrar o Dia das Mães e exaltar a importância dessas mulheres, a UBS Paraisópolis II realizou, no dia 12 de maio, uma festa em homenagem às 51 mães que atuam como profissionais de saúde na unidade.
Responsáveis pela iniciativa, a Agente de Promoção Ambiental (APA) Maria Aurivan de Paula Viana e a Equipe Branca de Estratégia Saúde da Família trabalharam durante duas semanas na preparação da festa: “Pensamos em fazer uma homenagem também com música, não só com itens de consumo. O Dia das Mães não deve ser lembrado pelo consumismo, com um presente embrulhado num papel colorido, porque ele é muito mais que isso: é uma data para celebrar aquela que cuida da gente desde a concepção até a vida inteira. A UBS Paraisópolis II é uma família. Quando promovemos qualquer ação, todos se envolvem”, orgulha-se Aurivan.
Como parte das comemorações, as profissionais tiveram suas fotos com seus filhos expostas no local do evento. “Achei a celebração maravilhosa, é um momento para refletirmos sobre a nossa família. Como profissional da saúde, e como mãe, me senti importante”, assegura ela.
“Toda Mãe é uma princesa”
Em alusão ao tema do dia, “Toda Mãe é uma princesa”, as agentes comunitárias da equipe branca da UBS se vestiram de princesas da Disney e fizeram uma apresentação aos presentes. Ao som das músicas “Trem Bala”, da cantora Ana Vilela, e “Nossa Mãe”, do cantor Marcos Antonio, elas apresentaram a coreografia preparada com carinho.
Envolvidas com a música e com a expressiva apresentação das meninas, várias profissionais foram às lágrimas, assim como Marisa Lourenço, técnica de farmácia, que afirmou ter ficado muito tocada com os valores passados na apresentação: “Como bem disse a Aurivan, a data não é só para cultuar o consumismo, é também para reconhecer o valor das mães. É importante a gente sempre se lembrar de onde veio, porque o amor materno começa desde a barriga, e isso já é algo emocionante. Depois que o filho nasce, a mãe quer que ele seja uma pessoa cada vez melhor. E elas sempre estarão em nossos corações”.
Para a agente comunitária Jaqueline Aguiar dos Santos, que se vestiu de Branca de Neve, e também fez parte da apresentação, é importante realizar ações dessa natureza, assim como os funcionários saberem que estamos pensando neles. “E, para aquelas que são mães, posso afirmar que toda mãe é uma princesa”, aplaude.
Dia do Profissional da Saúde
Além das mães, a comemoração tinha como objetivo homenagear o Dia do Profissional da Saúde, celebrado na mesma data que aconteceu a festa dedicada às genitoras (12). Afinal, o evento não poderia deixar de exaltar essa profissão e homenagear esses trabalhadores que se dedicam a promover e a cuidar da saúde da população.
“Aproveitamos o dia de hoje para homenagear os profissionais da saúde, porque aqui desempenhamos um trabalho voltado à qualidade de vida dos pacientes da nossa comunidade”, explica Aurivan.
Parcerias intersetoriais
Os organizadores da festa fizeram uma parceria com a União de Moradores de Paraisópolis, sob a gestão do presidente Emerson Barata, e com o comércio local, para poder oferecer uma mesa de café da manhã às profissionais. Todas as frutas foram doadas pelos parceiros locais.
A Equipe Branca se mobilizou para comprar os brindes, que foram entregues às mães, junto com uma mensagem. As fantasias das princesas também foram emprestadas pela ONG Pró-Saber, fortalecendo ainda mais os laços da comunidade.Aurivan expressou o significado desse dia e o que esse momento representou para todos os profissionais: “Esse momento único é de muita entrega. Não é apenas festivo, pois o seu significado maior é mostrar para o profissional sua verdadeira importância. Esse momento também é saúde”, assegura.
Ação do grupo Lian Gong do NASF
Ainda dentro das comemorações pelo Dia das Mães, o grupo de Lian Gong do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) da unidade realizou, no dia 4 de maio, uma ação intitulada “Mil e uma Utilidades”, com fornecimento de material lúdico, para motivar as mães a praticar exercícios físicos, que ajudam a cuidar da saúde do corpo e da mente e a prevenir doenças.
Elas também participaram de um piquenique ao ar livre na Praça Pinheiral, com direito à declamação de poemas alusivos à data em que se comemora o dia das mães.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk